Concurso para preencher 209 vagas
07/12/2019 15:21 - Atualizado em 10/12/2019 16:17
Após 10 anos sem concurso público para a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), profissionais de ensino disputam no próximo dia 15/12 as 209 vagas voltadas aos níveis técnico, médio e superior para o ano de 2020. A declaração foi feita pelo chefe de gabinete da presidência da Faetec, Fernando Mota, em audiência pública das Comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação, da Assembleia Legislativa (Alerj), no auditório da Escola do Legislativo (Elerj).
Mota pontuou que seriam necessárias mais de mil vagas para atender às demandas da instituição e falou sobre a falta de recursos para diversas questões como custeio e insumos, além da precariedade de professores concursados. “Os nossos cursos são presenciais e não há professores concursados para atender a todos eles. Precisaríamos de mais de mil vagas a serem preenchidas”, destacou.
Apesar disso, o representante da Faetec afirmou que cinco novas unidades foram inauguradas em 2019 e 20, reabertas. Houve ainda, segundo ele, um aumento de mais de 8,5 mil vagas em cursos técnicos.
“Em que pese os problemas enfrentados pela fundação, sete unidades da rede ficaram entre as 10 melhores escolas públicas do estado no ranking Enem 2018. Faremos parcerias, em 2020, com empresas como Supervia, Degase e Le Cordon Bleu para ampliar a gama de conhecimento”, disse Mota. Ele anunciou, ainda, que houve aprovação pela Faperj de 34 projetos para implantação e reforma de laboratórios da Faetec.
Em contrapartida, a representante do SindipeFaetec, Gabriela Ferreira, destacou que há problemas nas unidades e não acredita que apenas o concurso irá melhorar o funcionamento da instituição. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS