Energia gerada a partir de resíduos
03/12/2019 20:33 - Atualizado em 10/12/2019 16:14
A Enc Energy Brasil investiu R$ 6 milhões em uma usina de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico de aterro sanitário de Conselheiro Josino, em Campos. A unidade possui um motor e capacidade de geração de 1MW/h, o suficiente para abastecer um município de 13.500 habitantes, além de retirar da atmosfera 27.500 toneladas de CO2 equivalente por ano. O projeto no mercado de geração distribuída, para consumidores de média e baixa tensão.
— Além de 100% limpa, a geração de energia a partir do lixo orgânico é a de maior impacto social. Partimos de um déficit, em termos ambientais, para um crédito — afirma Luis Matos, diretor de Operações da ENC Energy. A atividade gera mais empregos, se compara às demais formas de geração de energia, reduz o custo do tratamento do lixo e evita que gases poluentes sejam jogados no meio ambiente.
A ENC Energy foi fundada em 2000 em Portugal e teve seu braço brasileiro criado em 2012. Os investimentos no país ganharam força no último ano, quando a GEF Capital aportou recursos na companhia, ao mesmo tempo em que o mercado para geração distribuída começou a crescer, viabilizando seu modelo de negócios. Além dos projetos em construção, a ENC tem no Brasil uma usina de 4,3 MW, em Juiz de Fora (MG), cuja energia está sendo destinada ao mercado livre, e faz a operação de usinas de terceiros, que neste caso somam 18,5 MW.
No Brasil, a companhia tem 50% de participação. O restante está nas mãos da GEF Capital. Em março do ano passado, a gestora aportou US$ 10 milhões no braço brasileiro do negócio, recursos que foram usados nas usinas em construção. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS