Campista terá Black Friday de novo na próxima sexta
Paulo Renato 02/12/2019 21:42 - Atualizado em 10/12/2019 16:14
Quem não aproveitou a oportunidade na Black Friday em Campos tem nova chance na próxima sexta-feira e no sábado. Muitas lojas que não conseguiram desovar seus estoques em promoção repetem as ofertas e descontos especiais. O movimento de vendas esteve abaixo das expectativas, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu. “Por conta disso, muitos empresários decidiram prorrogar as promoções até a próxima sexta-feira (6), visando atrair a atenção do consumidor, principalmente os aposentados e pensionistas da prefeitura de Campos e dos servidores do Estado que começam a receber o salário de novembro a partir desta segunda-feira (2)”, disse.
Segundo ainda Leonardo, “outros comerciantes, visando aumentar as vendas, pensam em realizar promoções para aquecer as vendas para o Natal, de olho nos trabalhadores da iniciativa privada que recebem a segunda parcela do 13º salário até o dia 20”.
No mesmo tom, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal, disse que as vendas deste ano não superaram a da Black Friday de 2018. “Ainda não fizemos um levantamento, mas as avaliações preliminares do comércio lojista apontam para um movimento que não chegou a superar as vendas do ano passado. O consumidor, diante da crise, está muito conservador, mais consciente e com medo de se endividar”, analisou.
Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos, Roberto Viana, disse que as vendas ajudaram a salvar o mês para muitos comerciantes. “Para muitos, o movimento ajudou a salvar o mês, esteve dentro do previsto. Não deu para resolver o problema do comércio, mas pelo menos serviu para amenizar. Minha preocupação é que a Black Friday pode diminuir as vendas de dezembro porque quem aproveitou para comprar agora não vai comprar lá na frente. Mas a Black Friday foi válida. O comerciante que não participar pode sair perdendo porque é uma realidade que caiu no gosto do consumidor”, avaliou.
O comerciante Antônio Lima festeja a Black Friday. “As vendas estiveram dentro das expectativas, fizemos uma boa campanha de mídia. Acho que chegamos de 15% a 20% de aumento nas vendas em comparação com o ano passado”, disse.
Em Campos, o Procon não registrou reclamações de consumidores durante o período da Black Friday.
Em todo País, as vendas na Black Friday cresceram 6,4% em relação a 2018, segundo dados nacionais da Boa Vista. A instituição esperava avanço de 4,0% e avalia que o resultado superou as expectativas. Já a Compre&Confie mostra que o faturamento on line nos dias 28/11 e 29/11 foi de R$ 3,87 bilhões – valor 30,9% maior do que o mesmo período do ano passado. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS