Psicóloga e fisioterapeuta no Folha no Ar desta quarta-feira
30/10/2019 08:16 - Atualizado em 01/11/2019 14:35
Os benefícios do equilíbrio entre o corpo e mente foram destacados no programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta quarta-feira (30), que recebeu a psicóloga Márcia Reis e o fisioterapeuta, educador físico, maratonista e administrador “autodidata” Flávio Luna. Ambos fizeram questão de frisar a importância da saúde integral, que é o conjunto da saúde física e mental, esta que sofre influência de fatores sociais e políticos.
— Buscamos mostrar como nosso corpo dialoga consigo mesmo sem que a gente perceba. Tem que haver um alinhamento entre o corpo e a mente, pois estamos o tempo todo lidando com impulsos, crenças, cobranças internas e externas e, por isso, temos que nos atentar para realizar esse alinhamento da maneira correta — explanou Márcia Reis.
A demanda de informações a todo momento e seus impactos sobre a saúde física e mental também foram abordados durante a conversa. Flávio explicou que a “informação e a tecnologia criaram certos comportamentos em nós que geram patologias posteriores”. Ele utilizou como exemplo o uso do celular.
— Quando eu chego em casa deixo meu celular no canto, pois a luminosidade da tela atrapalha a sensação de sono chegar, o que ocorre biologicamente com a escuridão da noite, pois é o horário em que o corpo produz a melatonina, hormônio responsável por ativá-lo. Eu ensino aos meus filhos para que façam o mesmo. Essa evolução da espécie que vivemos hoje gera muitas patologias — destacou.
Flávio ressaltou que a demanda da internet para notícias, buscas e contato social, mesmo que seja feita de maneira completamente artificial, deixou a sociedade refém. Por tal motivo, ele alertou manter um policiamento frequente com os celulares e com a utilização dos aparelhos pelos filhos.
Durante a entrevista, Márcia Reis, que é pós-graduada em Master Training e em programação neurolinguística, aproveitou para explicar um pouco da função do “coach”, termo utilizado para a nova profissão, que cresce cada vez mais no Brasil e que busca o desenvolvimento pessoal do cliente.
— O universo mental é gigantesco. Eu acho importante, fazendo uma reflexão, explicar que nós não damos conta de tudo. Nós temos que observar os padrões mentais que carregamos. Por isso, o coach trabalha muito o direcionamento da meta, independentemente de ser na área do esporte, profissional, familiar ou pessoal. Se não obtiver o resultado, seja em qual área for, a pergunta tem que ser: “o que eu estou fazendo de diferente para mudar?”. É necessário que haja um alinhamento interno para obter o sucesso, que também é relativo de pessoa para pessoa — explicou a psicóloga.
Confira a entrevista:
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS