Festa de Santo Amaro reúne fiéis e políticos na Baixada Campista
O distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, está em festa em homenagem ao santo que é padroeiro da Baixada e eleito também por muitos políticos como protetor. Nesta quarta-feira (15), dia de Santo Amaro, a missa das 11h, que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, foi acompanhada por políticos de campos e região, como prefeitos, vereadores e deputados, além de outros ocupantes de cargos públicos.
O distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, está em festa em homenagem ao santo que é padroeiro da Baixada e eleito também por muitos políticos como protetor. Nesta quarta-feira (15), dia de Santo Amaro, a missa das 11h, que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, foi acompanhada por políticos de campos e região, como prefeitos, vereadores e deputados, além de outros ocupantes de cargos públicos.
Além do prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, estiveram em Santo Amaro outros políticos, como os deputados estaduais Bruno Dauaire e Thiago Rangel. Também estiveram presentes vereadores de Campos e secretários municipais.
Presente mais uma vez na tradicional missa das 11h, o prefeito Wladimir fez suas as palavras do bispo Dom Roberto e pregou a pacificação na política da cidade.” Deixar aqui a própria mensagem que Dom Roberto deixou, que a gente possa nos despirmos das vaidades pessoais. Essa missa é dedicada às autoridades aqui, vereadores, o prefeito, os deputados. Também alguns que já foram parlamentares, alguns que foram candidatos. Dizer que as nossas vontades pessoais não podem estar acima do coletivo, que a gente possa despir das nossas pretensões pessoais, vaidades pessoais, para que a cidade esteja em primeiro lugar, para que o povo esteja em primeiro lugar”, disse.
O deputado estadual Bruno Dauaire disse que faz questão de prestigiar a celebração do santo, mesmo com os compromissos da vida pública.”Desde de muito novo a gente participa aqui desse momento de fé. E já faço questão de todos os anos me esforçar, embora os compromissos na capital e nos outros municípios, mas me esforço em estar aqui na cidade para poder prestigiar esse momento de fé. Santo Amaro é um santo de milagres, um santo que cuida da nossa população, cuida da Baixada Campista. Faço questão de vir aqui exercer minha gratidão por mais um ano de luta, de saúde e que ele possa cobrir a nossa Baixada Campista de muitas bênçãos”, falou.
Thiago Rangel, deputado estadual, contou que vêm de família sua devoção pelo padroeiro da Baixada Campista, que começou com seu pai.”Santo Amaro é muito importante pra gente. Sou devoto de Santo Amaro, meu falecido pai também era muito devoto. Então, pra gente, hoje é uma data muito especial, o padroeiro aqui da nossa cidade, milagroso”, contou Thiago.
Rangel ainda afirmou que espera mais investimentos para o interior do estado neste ano.”A gente espera que esse ano de 2025 a gente tenha bastante produtividade, que o governo do estado junto com o governador Cláudio Castro, possa ainda mais estar trazendo recursos aqui para nossa região, possa estar disponibilizando mais investimentos para o interior do estado”, finalizou.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Fred Rangel, comentou o início do ano no Legislativo de Campos. Segundo ele, o diálogo com o Executivo será um recomeçar diferente para a Câmara.”Realmente é um recomeçar diferente. Tivemos muitas tribulações, principalmente na gestão passada, dentro da casa. E a gente a LOA só foi efetivamente votada no dia 24 de janeiro do ano passado. Graças a Deus dessa vez a situação é bastante diferente, focada apenas no trabalho e na reconstrução da imagem do legislativo. Reconstrução porque a Câmara tem que ser pautada na minha visão, no diálogo e no entendimento com o Executivo. Acho que isso aí a gente já começa de forma diferente, de forma bastante positiva, inclusive atendendo os anseios da população que tanto espera por isso”, falou Fred.
Juninho Virgílio, vereador e líder do governo na Câmara na última legislatura, contou que fez o trajeto do centro da cidade até Santo Amaro caminhando pela primeira vez.”Sempre venho na missa das autoridades, desde a época que estava como chefe de gabinete do meu irmão, à época vereador Thiago Virgílio, acompanhando. Agora, fazendo essa caminhada foi a primeira vez. Saí lá do IPS e não é fácil. Deu quase 37 quilômetros, mas quando a gente chega aqui e vê aquele portal ali, a esperança se renova. A gente vê que realmente vale a pena”, disse.
Sobre suas expectativas para a Câmara neste ano, Juninho Virgílio disse confiar na presidência de Fred Rangel.”Que a gente tenha uma Câmara mais participativa. Acho que a gente precisa estar mais inserido nas pautas que realmente são de grande importância pra população da nossa idade e pra nossa região também. Tenho certeza que o Fred a frente da presidência da Câmara vai oportunizar isso a todos os vereadores” falou.
Vereador mais votado na última eleição e com base eleitoral em Goitacazes, Kassiano Tavares revelou que a fé no padroeiro da Baixada vem da mãe e da avó.”Sou devoto de Santo Amaro desde o novo. Hoje, se minha avó estivesse viva, ela estaria fazendo 114 anos de vida. Então nossa devoção vem de berço, não só eu, é um aprendizado de berço da minha mãe. Santo Amaro sempre intercedeu em nossas vidas, sempre nos concedendo a graça, todos os pedidos com fé que a gente faz a Santo Amaro, ele entende e intercede”, disse.
O vereador Marcione da Farmácia prestigiou a celebração e dedicou seus pedidos para as famílias atípicas.”Pedir a Deus que esse mandato agora, esse novo mandato que eu estou realizando, pedir a Santo Amaro que realize todos os nossos projetos. Eu sou um pai atípico, de cuidar das famílias atípicas, avançar muito de todos os projetos das famílias atípicas. Podendo ser realizado através do Legislativo e do Executivo”, falou Marcione.
A vereadora Thamires Rangel, parlamentar mais jovem da Câmara, destacou que a data tem importância em sua família por seu falecido avô ter sido devoto.”Hoje é um dia muito especial, não só por ser o dia de Santo Amaro, mas também por ser um Santo que o meu avô acreditava muito. Foi inclusive o dia que ele morreu, hoje fazem três anos de falecido. Estou contente de estar aqui por saber que era uma fé muito forte do meu avô e vem passando, nas tradições, de ano em ano”, disse.