PT e PSOL decidem em reuniões se vão de Bacellar ou de Jair à presidência da Alerj
Rodrigo Gonçalves 01/02/2023 14:35 - Atualizado em 01/02/2023 15:00
Sessão da Alerj
Sessão da Alerj / THIAGO LONTRA
Com dois candidatos de direita e do PL, ligados ao governador Cláudio Castro pelo menos até segunda ordem, a disputada acirrada à presidência Alerj tem flerte certo com os partidos de esquerda para fechar a conta que dará a vitória ou a Rodrigo Bacellar ou a Jair Bittencourt, que rachou com colega de partido após insatisfação para as indicações à chapa que seria única e Comissões da Casa.
Pelo PT, sete deputados eleitos, mais um nome do PCdoB, estão reunidos nesta quarta-feira, antes da posse na Alerj, para a definição final de votos na eleição da mesa diretora.
Segundo o “Extra”, Rodrigo Bacellar acha que pode contar com os votos de Zeidan, Renato Machado e Dani Balbi. Jair acredita que pode contar com todos os oito votos da federação PT/PCdoB.
Na chapa montada por Jair, a primeira secretaria contaria com um nome do PT. A definição não deve passar sem que o atual presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) opine, cujo filho, Andrezinho, pode ficar com este cargo, que funciona como uma espécie de prefeitura do legislativo.
Quem também tem reunião marcada para a tarde desta quarta-feira é o PSOL. Quatro dos cinco deputados estaduais do partido já decidiram votar em Bittencourt, e tudo se encaminha para um 4 a 1 na legenda. O partido decide apenas se libera o quinto integrante da bancada para marcar posição com a abstenção ou se todos os cinco deverão votar de acordo com a decisão da maioria.
No PSB está cada um para um lado: Jari está apostando as fichas em Rodrigo Bacellar, enquanto o decano da Casa, Carlos Minc, vai com Jair.
Depois do PL com 17 deputados, a bancada do União é a maior com oito parlamentares, que Jair diz já ter o apoio de quatro., seguido pelo PSD com seis e PSOL com cinco. O PP contará com quatro deputados, enquanto o Republicanos e o Solidariedade terão três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar, cada legenda.
Os dois candidatos têm cabos eleitorais de fora da Assembleia Legislativa, com as lideranças do PL tendendo mais para Jair. Entre os 17 deputados, nove assinaram documento de apoio a Jair, que mais cedo falou em ter 34 nomes garantidos entre os 70 deputados, na expectativa de virar o jogo até o fim do dia. O grupo de Bacellar fala que já tem 44, mas com quatro não totalmente certos.
.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]