Câmara de Vereadores recebe exposição do Museu Histórico sobre Mercedes Baptista
Ingrid Silva - Atualizado em 18/11/2022 18:39
Evento Consciência Negra
Evento Consciência Negra / Antônio Filho / Divulgação / PMCG
A abertura da exposição “Mercedes Baptista – A criação da identidade negra na dança”, no foyer do Palácio Nilo Peçanha – sede da Câmara de Vereadores – aconteceu nesta sexta-feira (18). Apresentada em painéis produzidos pela equipe do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), equipamento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a exposição chegou ao espaço por meio de uma parceria com a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). A ação celebra o Mês da Consciência Negra e, durante a cerimônia, personalidades da cidade foram homenageadas.

A abertura contou com as presenças da superintendente da Emugle, Eliene Silva; da subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, e da coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, que representou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas. O evento foi aberto com uma cena do espetáculo “O Trem da História”, do Curso Letras em Movimento, com texto de Maria Helena Gomes e adaptação de Guilherme Freytas, no qual a história de Mercedes Baptista foi contada pelos atores Neusinha da Hora e Daniel Souza.

“Queremos convidar a população a vir conhecer a história da Mercedes Baptista, que é um orgulho para os campistas. É fundamental que nós evidenciemos a cultura de Campos e, por meio dessa parceria com o Museu, estamos conseguindo realizar muitas exposições históricas e culturais”, afirmou a superintendente da Emugle, Eliene Silva.

“Recentemente, o acervo de Mercedes Baptista, campistas que primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi doado ao município, sob a guarda do Museu, por meio de um trabalho conjunto ente a FCJOL e a subsecretária de Políticas para Mulheres. Em breve, todo esse rico material sobre uma das maiores personalidades do ballet e da dança afro, será exposto de forma permanente, no Solar do Visconde de Araruama. Estamos muito felizes com a oportunidade de celebrarmos o Mês da Consciência Negra, reverenciando Mercedes”, disse a coordenadora do MHCG Graziela Escocard.

HOMENAGENS – Personalidades negras do município que se destacam em suas carreiras profissionais, foram homenageadas, pela Emugle e pela FCJOL, durante a cerimônia desta sexta-feira. Na ocasião, receberam certificados: a jornalista e publicitária, Cláudia Eleonora; a coordenadora artística do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Neusinha da Hora; a atriz e dançarina, Ivanna Cruz; o jornalista, professor universitário e teatrólogo, Orávio de Campos Soares e o cantor, ator e animador cultural, Sérgio Alvarenga, o Serjão. Juntos, Neusinha e Serjão encerraram o evento, cantando “Kizomba, Festa da Raça”, Samba-Enredo da Vila Isabel, de 1988.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS