Agricultura de Quissamã implanta experimento de soja no Horto Municipal em parceria com a Pesagro
17/11/2022 15:32 - Atualizado em 17/11/2022 15:38
Experimento de soja em Quissamã
Experimento de soja em Quissamã / Ascom Quissamã
A secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), implantou no Horto Municipal Hermes de Souza Pinto, localizado no Canto de Santo Antônio, um experimento de soja. Dentre o plantio, foram quatro cultivares, sendo duas convencionais, uma precoce e uma transgênica.
Os cultivares BRS 517 e BRS 519 são convencionais e têm ciclo de 140 dias. O cultivar BRS 533 tem um ciclo um pouco menor, de 100 dias. Também é chamada de semeadura antecipada, uma prática pouco comum na região. O cultivar BRS 5.980, conhecida como transgênica, tem um período de 140 dias, como as convencionais.
— A Prefeitura está investindo na Agricultura, uma das principais vocações do nosso município. Buscar alternativas, como o plantio da soja, é muito importante para criar opções para os produtores, garantindo mais renda e geração de empregos. Vale ressaltar também a parceria com a Pesagro, que sempre tem apoiado as iniciativas em Quissamã — disse Marcelo Batista, vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é responsável pela criação e desenvolvimento de todas essas cultivares. A expectativa é muito grande, pois a soja é muito utilizada na alimentação animal e o rebanho bovino de Quissamã tem aumentado, assim como a produção leiteira.
Segundo o técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Cosme Chagas, foram plantados 1,5 hectares. “O cultivo é experimental e o objetivo é observar quais as variedades serão mais promissoras no município em função do solo, condições climáticas e tipo de plantio”, afirmou.
O cultivo da soja está crescendo cada vez mais em todo o mundo e se destacando pela sua alta produtividade. O sojicultor busca novas técnicas para aumentar a produtividade da cultura e atualmente é feito pelo Sistema de Plantio Direto – SPD. Ou seja, sem efetuar o revolvimento do solo, plantando diretamente na palhada da cultura anterior.
Fonte: Prefeitura de Quissamã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS