Início de obras do Tepor previsto para 2023
- Atualizado em 12/11/2022 08:46
As obras de construção do novo Terminal Portuário de Macaé (Tepor) já têm uma previsão de início: primeiro semestre de 2023, como antecipou o blog Ponto de Vista, hospedado na Folha 1. A licença de instalação foi aprovada em 14 de outubro, destravando investimentos privados estimados em R$ 25 bilhões — incluindo o parque térmico de Macaé, que prevê 13 termelétricas em operação —, com projeção de geração de cerca de 25 mil empregos. A expectativa é que o terminal portuário esteja operacional em 2027.
— O Tepor passa atualmente pela etapa de assinatura de contratos de financiamento e representa a consolidação de um dos principais projetos estruturantes que somam R$ 25 bilhões em investimentos e projetam a nossa cidade como o principal ambiente de negócios voltado ao mercado de óleo, gás e energia. Junto à nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e ao Parque Térmico Sudeste, o novo porto representa também a nova infraestrutura de Macaé que contempla a demanda das principais operadoras globais offshore — ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, destacando que o novo porto garante ao município mais investimentos, novos negócios e a geração de empregos.
O Tepor foi projetado para servir de base de apoio logístico e portuário. O empreendimento prevê a implantação de um terminal marítimo para movimentação de petróleo; um terminal multiuso para movimentação de granéis líquidos, apoio offshore e unidade flutuante de regaseificação de GNL; uma UPGN; um terminal de armazenamento de combustíveis e outro para armazenamento de petróleo.
A primeira fase de implantação do Tepor contempla a construção da UPGN, da Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação Elevatória de Água Bruta e seis gasodutos, além do canteiro de obras e da autorização do manejo e transporte da fauna silvestre.
Na segunda fase do empreendimento serão construídos dois terminais, uma unidade de regaseificação de GNL, diversos dutos terrestres e um oleoduto submarino. Será realizada, ainda, dragagem em área do porto.
A licença de instalação foi aprovada por unanimidade pela Comissão Especial de Controle Ambiental (Ceca) no dia 11 de outubro deste ano e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 14, finalizando a mais importante etapa de viabilidade para a construção do empreendimento em Macaé.
A emissão da licença de instalação representa a conclusão de um longo processo de análises sobre os impactos socioeconômicos e estudos que indicam a viabilidade de instalação do empreendimento mediante a execução de medidas compensatórias que assegurem a preservação do ecossistema regional.
Parque Térmico
Atualmente, o município de Macaé tem duas termelétricas em operação, a EDF Norte Fluminense e a UTE Termomacaé (Mário Lago). Uma terceira está em construção, a Marlim Azul, com previsão de início de operação no primeiro quadrimestre do próximo ano.
Outras 10 termelétricas, como as Vale Azul I e II, estão em fase de projeto e licenciamento e fazem parte do Complexo Logístico e Industrial de Macaé (Clima), que pretende ser o maior parque de geração de eletricidade em usinas térmicas do país, utilizando o gás natural extraído do pré-sal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS