Livro sobre o Museu de Campos é lançado na Bienal
- Atualizado em 08/11/2022 18:26
A Arena Cultural da Bienal 2022 recebeu, na tarde desta terça-feira (8), o lançamento do livro “Redescobrindo a Memória do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”. Escrito pela historiadora Graziela Escocard, coordenadora do Museu, a obra foi viabilizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). As arquibancadas da arena foram ocupadas por alunos de escolas da rede municipal.

O bate-papo sobre o lançamento da obra reuniu a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; Graziela Escocard; o ator e diretor, Guilherme Freytas (Coordenador do Curso Letras em Movimento do MHCG) e o pedagogo do museu, Rossini Reis. A mediação ficou a cargo de Breno Souza.

“Nosso museu é testemunha viva da história do município, com visão privilegiada dos últimos séculos, na Praça do Santíssimo Salvador. Estamos muito honrados com a oportunidade de termos viabilizado um livro tão importante, que representa o registro de toda essa história, por meio da pesquisa feita por Graziela Escocard e sua equipe”, disse Auxiliadora Freitas, na abertura do bate-papo.

“Trata-se de um livro com conteúdo didático, perpetuando a história do Solar do Visconde de Araruama. Atravessando as barreiras do tempo, o prédio abrigou a Câmara Municipal de Campos e importantes órgãos públicos. Restaurado no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, o imóvel abriga, desde 29 de junho de 2012, o Museu Histórico de Campos. A partir de hoje, toda essa história está documentada”, ressaltou Graziela Escocard.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS