Captação de órgãos em Campos beneficia mais três pacientes
- Atualizado em 04/11/2022 18:24
Captação de órgãos no HFM
Captação de órgãos no HFM / Divulgação - Supcom Campos
A equipe do Programa Estadual de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde retornou nesta sexta feira (4) ao Hospital Ferreira Machado, para fazer mais uma captação de órgãos. Desta vez, o doador foi um paciente do sexo masculino, de 40 anos, que morava no Residencial Jardim Primavera, em Campos, e teve morte encefálica, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Foram captados fígado, córneas, tecidos, ossos e tendões, que, inicialmente, vão beneficiar três famílias que aguardavam na fila estadual. Além de outras pacientes que serão beneficiados com tecido, ossos e tendões, de acordo com a necessidade e urgência.

A esposa e um irmão do paciente autorizaram aos profissionais do NF Transplantes /CIHDOTT a solicitar à vinda da equipe do Programa Estadual de Transplante, explicou o psicólogo Luiz Cosmelli, que acompanha na região Norte e Noroeste o crescimento das famílias que se conscientizam da importância de autorizarem a captação de órgãos.

Cosmelli destacou que só este ano foram nove captações, que resultou em cinco pares de córneas, quatro rins, oito fígados, além de tecidos, ossos e tendões. A última captação foi realizada no dia 15 de outubro, beneficiando 5 pessoas.

O psicólogo, mais uma vez, agradeceu o empenho e dedicação de toda equipe multiprofissional do Hospital Ferreira Machado, do NF Transplantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Programa Estadual de Transplante, da Organização de Estrutura de Procura de Órgãos, sediada em Itaperuna, que ajudam a mobilizar tanto as famílias do paciente como dos beneficiados com a captação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS