Com chuva, movimento foi tranquilo nos cemitérios em dia de homenagens
Dora Paula Paes - Atualizado em 02/11/2022 13:19
A movimentação nos dois principais cemitérios de Campos, Caju e Campo da Paz, foi bem tranquila no período da manhã desta quarta-feira (2), Dia de Finados. O tempo fresco, com períodos de chuva, contribui para o clima nostálgico deste dia de saudades e prestar homenagens. Nos dois cemitérios, ocorreram missas celebradas por padres da Igreja Católica. O horário de funcionamento dos cemitérios é das 8h às 17h.
A organização nos cemitérios também pode ser destacada. No caso do Caju, por meio da Companhia de Desenvolvimento do município de Campos (Codemca), os cemitérios públicos passaram por manutenção. “Entregamos uma nova remessa de uniformes para todos os funcionários, desde coveiros a equipe de limpeza das sepulturas, garantindo a dignidade dos funcionários, para que tenham um uniforme adequado e confortável na hora do serviço”, disse o Gerente de Cemitérios, Júlio César Ribeiro.

No Campo da Paz, que é privado, a equipe também estava preparada para prestar informações. "Hoje eu vim prestar homenagens aos meus parentes que estão aqui, minha avó e um tio. Fazer uma oração, trazer flores e lembrar momentos de alegrias vividas com eles. Lembrei do cheiro da minha avó, do seu abraço. E contar, que apesar de tudo, estamos aqui nessa nossa jornada que se chama vida. Ela segue!", contou Paula Rodrigues, 48 anos.

O município de Campos conta com o Cemitério do Caju, o maior do interior do Estado do Rio, com 42 quadras e mais de 40 mil sepulturas registradas. E, ainda mais 23 cemitérios espalhados pela área rural da cidade. A expectativa era receber antes e no Dia de Finados mais de 50 mil pessoas.

Do lado de fora dos cemitérios, os ambulantes também estavam empenhados em vender o máximo possível das flores. O preço do ramalhete de flor natural está na casa dos R$ 10, meia dúzia de rosas por R$ 15. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, 105 ambulantes se cadastraram e estavam aptos ao trabalho no Dia de Finados.

"Na abertura do Campo da Paz o movimento foi fraco, mas agora por volta das 10h30, quando a chuva deu uma trégua o número de visitantes começou a melhor e, no nosso caso, as vendas também. Espero até às 17h conseguir vender todo o meu estoque de flores", disse Joesa Maciel Trindade, que trabalha como ambulante na frente do Campo da Paz, há 20 anos.
Fotos: Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS