Projeto "As Goytatecs" firma parceria entre a Prefeitura de Campos e IFF
- Atualizado em 04/11/2022 18:03
A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Instituto Federal Fluminense (IFF) firmaram parceria para “As Goytatecs”, projeto de Meninas Digitais do Norte Fluminense, em reunião realizada na última segunda-feira (01). O objetivo é despertar o interesse de meninas para seguirem carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sendo referência na América Latina em equidade de gênero nas carreiras de TIC.

“A parceria entre a subsecretaria e o IFF irá favorecer aquelas que tiverem interesse de entrar no meio digital. Essa união será de grande valia no processo de reconstrução dessas mulheres. Temos buscado apoio das entidades e buscado parcerias para que possamos reforçar apoio à mulher”, disse Josiane.

A professora do IFF, Simone Vasconcelos, relatou que a direção de contribuir para o alcance de um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organizações das Noções Unidas no ODS 5: Igualdade de Gênero e no fortalecimento da importância contemporânea à inclusão e ao empoderamento feminino, este projeto visa apoiar um programa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - Meninas Digitais.

“Motivadas pela necessidade de se mitigar a discriminação contra a mulher e o machismo em nossa sociedade e alinhado ao programa Meninas Digitais, este projeto de pesquisa-extensão visa incentivar a inserção feminina nos cursos e no setor produtivo em áreas relacionadas à TIC, principalmente em atividades de gerência de projeto, desenvolvimento de software, robótica e eletrônica, ocupadas prioritariamente pela força de trabalho masculina”, ressaltou.

Ainda, de acordo com a professora, pretende-se também incentivar o empreendedorismo feminino por meio de palestras e debates voltados a criação de Startups. “Além de palestras, debates, oficinas, visitas técnicas e bate-papos, o projeto visa aproximar as alunas do IFF e as demais alunas de escolas da região de egressas bem-sucedidas por meio de rodas de conversa, bem como ter um núcleo de atendimento e apoio. O projeto pretende ainda desenvolver atividades de machine learning/mineração de dados em diversas bases de dados a fim de traçar um perfil da participação e do desempenho feminino em atividades relacionadas a TIC”, declarou.

Objetivos de Desenvolvimento Saudável 5: Igualdade de Gênero
•Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, em toda parte.
•Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.
•Eliminar todas as práticas nocivas, como os casamentos prematuros, forçados e envolvendo crianças, bem como as mutilações genitais femininas.
•Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade partilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais.
•Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.
•Assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, em conformidade com o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento e com a Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão.
•Realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos económicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais
•Aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.
•Adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS