Campos tem mais duas mortes por febre maculosa
- Atualizado em 07/11/2022 19:56
Secretaria de Saúde de Campos
Secretaria de Saúde de Campos / Divulgação - Secom Campos
A secretaria municipal de Saúde de Campos confirmou a morte de mais duas pessoas por febre maculosa. De acordo com o órgão, as vítimas foram dois adultos com 56 e 70 anos. As mortes ocorreram nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jóquei. O óbito do Novo Jóquei ocorreu no dia 13 de outubro, e a confirmação laboratorial para a doença saiu no último dia 25. Em setembro, uma criança de 10 anos morreu por febre maculosa. O menino era morador da localidade de Três Vendas. 
A Prefeitura informou que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem intensificando o trabalho de identificação e combate aos focos de carrapatos, com a desinsetização dos locais onde há infestação do parasita. Campos se tornou uma área de interesse para monitoramento da febre maculosa dentro do estado do Rio em 2021 e, desde então, vem sendo realizada capacitação dos profissionais da rede pública de saúde.
A orientação da Vigilância em Saúde é para que pessoas que morem em Local Provável de Infecção (LPI) usem macacão ou calça e camisa de mangas longas, de preferência na cor clara, facilitando a visualização de carrapatos, além disso, utilizem fita adesiva prendendo a bainha da calça ou macacão com a bota impedindo a entrada de carrapatos.

No caso de encontrar carrapato fixado à pele, não espremer com as unhas, para não se contaminar. O ideal é retirá-lo com calma, através de leves torções, com auxílio de uma pinça que deverá prender o aparelho bucal e não o corpo do carrapato.
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato estrela infectado.
Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS