São Fidélis, Cambuci e Italva afetados por forte temporal
Dora Paula Paes 06/01/2023 15:45 - Atualizado em 07/01/2023 08:15
  • Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

    Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

  • Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

    Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

  • Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

    Enxurrada em Cambuci (Foto: Ademilson Coutinho/Secom)

  • Tromba d'água no final de 2022 também deixou rastro de destruição em Cambuci

    Tromba d'água no final de 2022 também deixou rastro de destruição em Cambuci

Os municípios de São Fidélis, Italva e Cambuci, no Norte e Noroeste Fluminense, foram afetados pelas fortes chuvas que começaram nessa quinta-feira (5) e se estenderam pela madrugada desta sexta (6). O Parque Aquático de Cambuci, tradicional ponto turístico, voltou a ser totalmente inundado pelo grande volume de água em decorrência de uma cabeça d’água que caiu na zona rural. A água chegou ao valão Dantas e atingiu a área urbana. Em São Fidélis, o forte temporal promoveu alagamentos e enxurradas na área urbana. No município de Italva, as atenções estão voltadas para o distrito de São Pedro Paraíso. 
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a estação instalada no Centro de Cambuci registrou acumulado de 96.6 milímetros de chuvas nas últimas 24h. O valão Dantas chegou a transbordar em pontos baixos, e algumas casas foram invadidas pela água. Nesse final semana, o município iria reinaugurar o parque Aquático após ter sido destruído por tromba d'água, anterior, em novembro último.  
Em São Fidélis, além do transbordamento do Valão Catarina, no bairro da Penha, uma ponte foi destruída, devido à cheia no Catarina. Também fica o alerta, nesta sexta-feira, ao motorista que pegar a RJ 158 (Campos-São Fidélis) para trechos com lama na rodovia, devido às enxurradas. Durante a madrugada, um homem, de 50 anos, foi socorrido após sofrer um acidente, na RJ 158, quando foi surpreendido por um deslizamento de terra, após a entrada do Rio do Colégio. Na área urbana de São Fidélis, o volume de chuvas registrado chegou a 88.8mm nas últimas 24 horas.
A Prefeitura de Italva também alertou moradores do distrito de São Pedro Paraíso, por onde o Valão Grande passa antes de desaguar no Rio Muriaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS