Reserva Caruara é programa para o verão em Grussaí
06/01/2023 20:43 - Atualizado em 07/01/2023 08:14
A Reserva Caruara, inaugurada em julho do ano passado, tem atraído milhares de turistas, para a Lagoa de Iquipari, em Grussaí, no município de São João da Barra. Com projeto de arquitetura que atende a critérios de construção sustentável (geração de energia solar e reuso de água da chuva), o polo de turismo, educação ambiental e pesquisa já contabiliza 4.500 visitantes. A expectativa é que este número se torne ainda mais expressivo a partir deste mês, quando o espaço oferece uma agenda especial de verão.
Além da programação fixa com foco em educação ambiental, com trilhas ecológicas, apresentação do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, eventos culturais, exposições e tour pela sede, a agenda conta com um mergulho mais profundo no mundo das tartarugas. Na atividade, os participantes terão a possibilidade de acompanhar solturas de filhotes, momento mágico em que acontece a caminhada das tartaruguinhas ao mar. Para participar, o agendamento é através do site reservacaruara.com.br.
A ação educativa já é tradicional durante a temporada reprodutiva das tartarugas. A iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, desenvolvido pela Porto do Açu em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA, com coordenação da Reserva Caruara.
“Nós estamos muito felizes em começar uma nova fase de interação com a comunidade, potencializada pela existência da sede da Reserva Caruara, que abrigará pela primeira vez, com muito mais estrutura e frequência, as solturas de tartarugas”, explica Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.
A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção. Nesta área, de 62 quilômetros de praia, do Pontal em Atafona, até Barra do Furado na divisa entre Campos e Quissamã, o programa já realizou mais de cem ações educativas. Com a participação da comunidade e essa parceria, mais de 16 mil ninhos de tartarugas já foram identificados e protegidos.
Divulgação Porto do Açu
Com 40 km² de área protegida, a Caruara tem 573 espécies de fauna e 307 de flora catalogados, além do plantio de 1,3 milhão de mudas. “O nosso objetivo, através da Reserva Caruara, é convidar todos, diariamente, a aderirem ao nosso compromisso de conservação da biodiversidade”, pontua Daniel Nascimento, coordenador da Reserva Caruara.
Criada de forma voluntária pelo Porto do Açu em 2012, a Caruara é a maior unidade de conservação do ecossistema de restinga do Brasil e a maior reserva ambiental privada em extensão do Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS