Soltura de filhotes de tartarugas vira atração no litoral de SJB
14/01/2023 18:06 - Atualizado em 14/01/2023 18:34
Com mais de mil ninhos identificados e cerca de 10 mil filhotes liberados ao mar, a atual temporada reprodutiva das tartarugas marinhas já tem movimentado as praias do litoral norte fluminense. Neste sábado (14), dezenas de pessoas acompanharam a soltura dos filhotes no litoral de São João da Barra. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM), coordenado pela Reserva Caruara, também organiza solturas de filhotes abertas à comunidade, como parte das ações de conscientização do programa.
O PMTM é desenvolvido pela Porto do Açu, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA. Juntas da Reserva Caruara, elas organizaram 12 dias de solturas dentro da programação de verão da unidade de conservação, com direito à participação da população, até a segunda semana de fevereiro. Além disso, a programação fixa da Caruara conta ainda com outras atividades com foco em educação ambiental, como trilhas ecológicas, eventos culturais, exposições, e tour pela sede instalada às margens da Lagoa de Iquipari.
“A comunidade já é nossa parceira neste trabalho de educação ambiental, mas, agora, ele ganha ainda mais força, tendo a sede da Reserva Caruara como base oficial. Estamos muito felizes por termos as solturas de tartarugas potencializadas, com muito mais estrutura e frequência. Deixo aqui o meu convite a todos, para que venham participar deste momento tão especial, que é o primeiro contato dos filhotes com o mar”, explica Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.
Desde 2008, o PMTM monitora toda a faixa de areia, que vai do pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção. Nesta área, o programa já realizou mais de cem ações educativas com a participação da comunidade e, graças a essa parceria, mais de 16 mil ninhos de tartarugas já foram identificados e protegidos, assim como mais de 1 milhão de filhotes liberados ao mar.
Para acompanhar esse momento único, basta agendar a participação pelo site da Reserva: reservacaruara.com.br.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS