Paraíba atinge 9,85 em Campos e está a menos de 1 metro do transbordo
09/01/2023 08:23 - Atualizado em 09/01/2023 20:29
 

 

  • Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

    Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

  • Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

    Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

  • Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

    Cheia do Paraíba (Fotos: Catarine Barreto)

Em razão do grande volume de água que vem sendo recebido à montante da sua calha principal e de seus principais afluentes, como os rios Pomba, Muriaé e Piabanha, o rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu a cota de 9,85 metros às 19h desta segunda-feira (9), ficando a menos de 1 metro de seu nível de transbordamento que é de 10,40. A Defesa Civil segue em alerta e uma das maiores preocupações é com o dique que cedeu na avenida XV de Novembro, no Centro.

— Todas as afluentes e a montante nós estamos monitorando. Tem alguns que estabilizaram e outros baixando. A gente costuma dizer que quando a área rural está toda já saturada tem reflexo com a subida mais rápida do rio aqui. É o que veio ocorrendo ontem (domingo) porque tinha muita chuva em Minas, São Paulo, e isso fez com que o nível aumentasse com mais frequência — disse o subsecretário de Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha. 

O Setor de Monitoramento alertou na última quarta-feira (4) sobre a possibilidade de chuvas significativas não somente em Campos, como nas regiões de influência hídrica para o município. Em Campos houve até o momento registro de chuvas fracas a moderadas, porém em regiões de grande significância para a bacia do rio Paraíba do Sul, houve precipitações volumosas.

Água mina de bueiro
Água mina de bueiro / Genilson Pessanha

Com a elevação do rio, água já começou a minar em bueiros de algumas ruas, como na avenida Nunes Faria, no Jardim Carioca, em frente à Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário. No local é possível observar que a água brota de um bueiro e alagou parte da via.

Previsão — Segundo boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nesta segunda-feira, as condições do tempo continuam instáveis no estado do Rio de Janeiro. "Em decorrência de chuvas que ocorreram durante a madrugada, o rio Maracanã (Rio de Janeiro) e o ribeirão São José (Bom Jardim) entraram em estágio de alerta, o rio São Pedro (Macaé) entrou em estágio de alerta máximo e houve registro de transbordamento dos rios Macacu (Cachoeiras de Macacu) e Capivari (Duque de Caxias). No restante do dia, o céu irá variar entre nublado e encoberto e há previsão de pancadas de chuva moderada, ocasionalmente forte, para todas as regiões hidrográficas monitoradas. Devido às chuvas, são esperadas elevações nos níveis dos rios monitorados", diz o boletim.

Já nesta terça, as condições de tempo no estado do Rio de Janeiro serão influenciadas pela atuação de áreas de instabilidade, segundo o Inea. "Ao longo do dia, o predomínio será de céu nublado e, a partir do período da tarde, há previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, para todas as regiões hidrográficas monitoradas. Em decorrência das chuvas, são esperadas elevações nos níveis dos rios monitorados. As temperaturas estarão em leve elevação", informou o órgão.

  • Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

    Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

    Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

    Obras no dique (Fotos: Genilson Pessanha)

Obras no dique - Nesse sábado (7), o secretário de Obras de Campos, Fábio Ribeiro, esteve na avenida XV de Novembro, onde é feito o trabalho de recuperação do dique que cedeu, e informou que uma solicitação para que a obra seja realizada em regime 24 horas foi encaminhada à secretaria estadual das Cidades, encarregada dos serviços.

Nesta segunda-feira, o subsecretário de Defesa Civil falou sobre o trabalho realizado no dique. Segundo Edison Pessanha, cerca de 20 caminhões de pedras estão chegando para ajudar na montagem da barreira mais pesada por dentro do rio.

— Hoje a equipe do Estado está realizando o enrocamento de pedra para criar o peso e depois jogar a terra e compactar, fazendo a contenção com pedra para depois reforçar com o talude. Acredito que haverá sucesso porque o rio hoje se estabilizou, está subindo mais lento, a cota de 9,76 metros é uma cota preocupante, mas se não chover tanto, nós temos como fazer o trabalho com maior segurança e estamos acompanhando de perto. O prefeito já determinou e alinhou com o Estado que tenha serviço aqui por 24 horas e assim aguardamos que seja cumprindo para que traga segurança para a população — disse o major.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS