Capela Salesiana, em Campos, ganha iluminação alusiva ao Outubro Rosa
22/10/2020 | 11h53
Capela Salesiana, em Campos, adere à campanha Outubro Rosa
Capela Salesiana, em Campos, adere à campanha Outubro Rosa / Divulgação
A Capela Salesiana, em Campos, foi iluminada de rosa na noite da última sexta-feira (19), numa iniciativa do Colégio Salesiano de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. A cor, que foi mantida e continuará nos próximos dias, faz menção à campanha temática Outubro Rosa, realizada internacionalmente por vários órgãos e instituições.
— O Colégio Salesiano vem se posicionando cada vez mais com o compromisso de abrir as portas do nosso espaço, tanto da escola quanto da igreja, para que as pessoas possam entender cada vez mais o que é a salesianidade; quer dizer, o compromisso de Dom Bosco em amparar as pessoas, seja na caridade, seja com amor acima de todas as coisas, a educação para todos... E quando a gente fala dessa oportunidade de fazer uma campanha de conscientização para a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, e agora estendido também para o câncer do colo de útero no movimento conhecido como Outubro Rosa, a gente mostra à sociedade que a família acaba sendo envolvida em todo esse compromisso — comentou Arthur Chrispino, diretor pedagógico do Colégio Salesiano.
Arthur citou ainda a importância do incentivo às pessoas em tratamento da doença, bem como do alerta para que todos façam a prevenção, de forma que o possível diagnóstico precoce possa propiciar melhores resultados durante o acompanhamento médico. Para ele, instituições renomadas devem promover esta conscientização.
— A gente entende que o colégio, dentro do seu compromisso educacional e social, principalmente com as famílias dos nossos alunos, tem esse dever de mostrar essa forma de acolher não só os nossos, mas aqueles que precisam e desejam se aproximar de um novo momento com a religiosidade. A ideia de transformar a nossa capela num símbolo do Outubro Rosa foi demonstrar a todos que o Salesiano continua de braços abertos, recebendo a todos da melhor forma possível, sempre acolhendo de todas as formas. E que a gente possa também estar colaborando com toda essa conscientização sobre cânceres que estão entre os que mais matam no Brasil — reforçou.
Compartilhe
Fera/Ise/Campos vence Flamengo em estreia no Estadual de Vôlei Masculino
22/10/2020 | 10h02
Partida aconteceu no ginásio Hélio Maurício, na Gávea
Partida aconteceu no ginásio Hélio Maurício, na Gávea / Reprodução/Instagram
O Fera/Ise/Campos Vôlei estreou com vitória no Campeonato Estadual Adulto Masculino. Atuando na Gávea, na noite dessa quarta-feira (22), a equipe campista fez 3 sets a 2 no Flamengo, que disputa a competição com a sua equipe juvenil (sub-20).
Superior no primeiro set, com vantagem que chegou a ser de novo pontos, o Fera/Ise/Campos não encontrou grandes dificuldades para começar na frente, fazendo 25 a 19. Mais consistente na parte decisiva do segundo set, bastante equilibrado, o Flamengo empatou a partida ao fechar em 25 a 23. No terceiro, o time de Campos conseguiu abrir seis pontos de diferença, mas sofreu a virada e viu os donos da casa virarem o confronto, com parcial de 26 a 24. A resposta foi dada no set seguinte, em que o Fla esteve na frente, mas foi superado por 25 a 21. No tie-break, vitória campista por 15 a 10.
O Fera/Ise/Campos volta a quadra já nesta quinta-feira (22), para enfrentar o Tijuca/Zinzane, que derrotou o Niterói/Universo por 3 sets a 0 (25/17, 25/16 e 25/17) na rodada de abertura. O duelo dos líderes está marcado para as 19h30, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Flamengo e Niterói/Universo jogam no mesmo horário, na Gávea. Após esta, restará ainda uma rodada, a ser realizada no próximo sábado (24), quando serão definidos os finalistas. Todas as partidas do Estadual acontecem sem presença das torcidas nos ginásios.
Compartilhe
Fera/Vôlei Campos fecha parceria com o IseCensa e acerta transmissão de TV para jogo de sábado
21/10/2020 | 14h10
Equipe já treina no ginásio do IseCensa
Equipe já treina no ginásio do IseCensa / Divulgação
Confirmado no Campeonato Estadual, que começa nesta quarta-feira (21), e na Superliga C, em novembro, o time masculino do Fera/Vôlei Campos está de casa nova. Foi fechada nesta semana uma parceria com os Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (IseCensa), onde já acontecem os treinos e também serão realizados jogos da equipe como mandante. Entre eles o do próximo sábado (24), contra o Niterói/Universo, que terá transmissão ao vivo da Record TV Interior, às 13h.
A parceria com o IseCensa prevê que a instituição de ensino componha o nome do time nos jogos do Campeonato Estadual, ocupando o espaço que era destinado ao Instituto Federal Fluminense (IFF), parceiro anterior, e também tenha a sua marca estampada no uniforme. O Fera/Ise/Campos estreia nesta quarta, às 19h30, contra o Flamengo, na Gávea. Quinta (22) será a vez do confronto com o Tijuca Tênis Clube/Zinzane, às 18h, no ginásio do Tijuca, também no Rio de Janeiro.
Para o jogo deste sábado, o único em casa, fechando a fase classificatória do Estadual, foi confirmada a transmissão da Record TV Interior para toda a sua área de cobertura, englobando Campos e outros 41 municípios das regiões Norte, Noroeste, Lagos e Serrana do Rio de Janeiro. A informação é do coordenador do Fera/Ise/Campos, Marcelo Rocha. Todas as partidas do Estadual acontecem com portões fechados devido aos protocolos de enfrentamento à Covid-19 em vigor.
 
 
 
Na Superliga C, o representante da planície goitacá está inscrito apenas como Fera/Campos, pois não teria havido tempo hábil para a inclusão do Ise. Apesar da ausência da instituição de ensino no nome, a parceria continuará em vigor. Todas as partidas dos campistas na terceira divisão nacional estão marcadas para o Tijuca Tênis Clube, que receberá a etapa completa do Rio de Janeiro de 4 a 8 de novembro.
Compartilhe
Cleimar Rocha se apresenta ao elenco e inicia trabalho no Goytacaz
21/10/2020 | 10h54
Cleimar Rocha foi apresentado na sede alvianil
Cleimar Rocha foi apresentado na sede alvianil / Divulgação/Goytacaz
Anunciado na terça-feira (20) como novo técnico do Goytacaz, Cleimar Rocha chegou a Campos no mesmo dia e, na manhã desta quarta (21), já se apresentou aos jogadores e aos membros da comissão técnica remanescentes para iniciar o trabalho na sede do clube. Como divulgado pelo Goyta, o profissional faz nesta quarta o primeiro treinamento à frente da equipe, que se prepara para o segundo turno da Série B1 do Campeonato Estadual. O supervisor Rodrigo Nunes e o auxiliar Flávio Medina, que comandaram o Goyta interinamente por três jogos, voltaram a ocupar os cargos anteriores.
— A expectativa é de fazer um segundo turno de recuperação, apesar de o primeiro turno não ter sido desastroso. A equipe fez 10 pontos, mostra que tem um potencial de crescimento. É tentar chegar e explorar esse potencial. As equipes que ficaram nas primeiras colocações chegaram com 16 pontos. Nesta segunda fase, a gente espera tirar essa diferença que aconteceu para conseguir alcançar (a classificação) — disse Cleimar Rocha.
Com 60 anos e passagens por clubes como Friburguense, Bangu, Barra da Tijuca, Artsul, Madureira e Olaria, o profissional terá como primeira missão conduzir o Goytacaz ao título da Taça Corcovado ou, em segundo caso, ter uma das duas melhores campanhas na soma dos turnos, com objetivo de garantir vaga nas semifinais da Série B1. Eliminado precocemente na Taça Santos Dumont, após ter ficado em quarto no Grupo B, o Goyta é atualmente o 10º na classificação geral, com 10 pontos.
— O Goytacaz é uma equipe em que todo mundo sonha em trabalhar. É a quinta torcida do estado, uma equipe tradicional, com uma torcida muito vibrante, aguerrida, que cobra bastante. Eu acho que isso ajuda muito na produção dos jogadores dentro de campo. Infelizmente, a torcida não está podendo nos ajudar agora (devido aos jogos com portões fechados durante a pandemia de Covid-19). Mas, a gente vai tentar compensar esse 12º jogador com muita luta para botar o Goytacaz na primeira divisão — comentou o treinador.
A estreia do Goytacaz na Taça Corcovado está marcada para o próximo dia 28, às 15h, contra o Maricá, no estádio Alzirão, em Itaboraí.
Compartilhe
São Fidélis zera casos ativos de Covid-19 registrados pela Prefeitura
20/10/2020 | 18h55
Não há atualmente casos ativos de Covid-19 em São Fidélis registrados pela Prefeitura. O número de pacientes infectados foi zerado nesta terça-feira (20), com a recuperação do único paciente que constava como caso ativo no boletim de segunda (19). Entretanto, o número de casos suspeitos subiu de um para quatro, todos em isolamento no Hospital Armando Vidal.
Desde o início da pandemia, foram registrados 43 óbitos por Covid-19 em São Fidélis. Sete deles aconteceram em outubro. O histórico de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus é de 1.143, com uma confirmação a cada 33,8 habitantes do município. Dos 1.143 casos positivos, 1.100 pessoas se recuperaram da doença.
Compartilhe
Justiça Eleitoral defere todas as sete candidaturas a prefeito em São Fidélis
14/10/2020 | 16h16
Amarildo Alcântara, Higor Porto, Henrique de Mutango, Oberlan Plouvier, Celsinho Dutra, Sebastião Neto e Agapito Plovier
Amarildo Alcântara, Higor Porto, Henrique de Mutango, Oberlan Plouvier, Celsinho Dutra, Sebastião Neto e Agapito Plovier / Fotos: Reprodução/Facebook
 
Todas as sete chapas candidatas aos cargos de prefeito e vice-prefeito em São Fidélis foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Nesta quarta-feira (14), passaram a constar como deferidos na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os nomes dos sete prefeitáveis, cujas sentenças favoráveis foram dadas pelo juízo da 35ª Zona Eleitoral na última sexta (9).
Confirmados os deferimentos, esta será a eleição com o maior número de candidatos a prefeito no município desde 1996, quando também foi de sete a quantidade de opções nas urnas. O recorde desde o fim do bipartidarismo, em 1978, é da eleição de 1982, com nove candidaturas lançadas para o pleito em que valeu o voto vinculado (escolha de candidatos de um mesmo partido para todos os cargos em disputa).
Candidatos a prefeito em São Fidélis em 2020, todos já deferidos:
Amarildo Alcântara (SD), com José Willian de Oliveira (PL) de vice
Oberlan Plouvier (MDB), com José Carlos Coelho Melo, o Zé da Semaf (MDB), de vice
Higor Porto (PSC), com Davi Neto (PRTB) de vice
Henrique de Mutango (Podemos), com Alarcon Lins (Podemos) de vice
Celsinho Dutra (Republicanos), com Fernando Abreu (Republicanos) de vice
Sebastião Neto (Psol), com Didia Gouveia (PT) de vice
Agapito Plovier (PCdoB), com Débora Coelho (PCdoB) de vice

Histórico de candidaturas a prefeito em São Fidélis desde a redemocratização:
1982 - 9 candidatos (Alcides Miranda, Aurênio Pereira Carneiro, Benedito Passarinho, Guilherme Tito de Azevedo, Hudson de Souza Lima, Paulo Jasbick, Salvador Calomeni, Song Cardoso Cortes e Veiga Amaral
1988 - 2 candidatos (Benedito Passarinho e José Marcondes Teixeira de Abreu)
1992 - 3 candidatos (José Marcondes Teixeira de Abreu, Guilherme Tito de Azevedo e João Campanelli)
1996 - 7 candidatos (Benedito Passarinho, Davi Loureiro, José Carlos Teixeira, Acir Pessanha, El Doarte da Silva, José Duarte Barcelos e Maria Izabel Silva)
2000 - 3 candidatos (Davi Loureiro, José Carlos Pereira e Acir Pessanha)
2004 - 4 candidatos (Davi Loureiro, José Carlos Pereira, José Carlos Teixeira e Marcelino Faria Ribeiro)
2008 - 3 candidatos (Luiz Fenemê, Elson Lages e Acir Pessanha)
2012 - 2 candidatos (Luiz Fenemê e Davi Loureiro)
2016 - 5 candidatos (Amarildo Alcântara, Henrique de Mutango, Elson Lages, Ricardo Barcelos e Nelson Ferreira)
Compartilhe
Salesiano realiza encontro virtual de jogos eletrônicos no próximo fim de semana
14/10/2020 | 11h49
Banner de divulgação do 1º GoytaGames do Salesiano
Banner de divulgação do 1º GoytaGames do Salesiano
Estão abertas as inscrições para o 1º GoytaGames, evento on-line de esportes eletrônicos promovido pelo Colégio Salesiano e a Gorillaz E-Sports, com apoio do Grupo Folha de Comunicação, do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Big Brain Education. Marcado para o próximo fim de semana (18 e 19), a partir das 14h, o encontro virtual terá torneios de League of Legends (LoL), Hearthstone, Valorant e Minecraft. A participação é gratuita e deve ser confirmada a partir de preenchimento de formulário no link forms.gle/qwAG3vcUCZnYQ1qB6.
— O GoytaGames surgiu exatamente num momento em que o segmento da educação vem despontando para fortalecer a aproximação de metodologias de ensino com o que hoje são a maior atração do público infanto-juvenil: a parte de games e, em alguns casos, da gamificação.Quando nós começamos a desenvolver esse projeto, foi exatamente agregando ao que já acontecia na cidade de Campos. É uma proposta do Salesiano inovar no segmento de atrativos educacionais para esse público mais jovem — afirmou o diretor do Salesiano, Arthur Chrispino.
Segundo Arthur, um dos objetivos é mostrar a professores e pais que as plataformas de esportes eletrônicos complementam os conteúdos formativos de estudantes de todas as séries escolares, com variações no grau de dificuldade e complexidade que cada idade permite.
— A proposta do Salesiano é exatamente mostrar que você pode trabalhar com toda uma questão de conteúdo, mesmo que tradicional, dentro de um modelo moderno, o que também seria incluído dentro do que falamos de metodologias ativas — disse o dirigente escolar. — Quando você fala de metodologia ativa, você fala de importância de o aluno se tornar protagonista do processo de ensino dele. Então, ele se coloca no papel principal, ficando o professor como o coadjuvante, o colaborador, o orientador no desenvolvimento de cada um. É exatamente isso que acontece quando uma pessoa entra num game e começa a jogar: você é o protagonista daquele jogo que está fazendo — pontuou.
No contexto do evento, estão previstas oficinas para pais e professores na plataforma do Minecraft. “Os professores vão receber um treinamento totalmente gratuito e on-line, e também vai ter um treinamento dado aos pais, para que eles possam entender a importância do game na formação do filho deles. No momento em que a gente fala de crianças com oito, nove, 10 anos, muitos pais não entendem que esse novo modelo de educação também agrega no desenvolvimento do filho”, acrescentou Arthur.
Compartilhe
Cine Darcy realiza I Mostra de Cinema Paraense de terça a quinta-feira
11/10/2020 | 08h41
Banner de divulgação da I Mostra de Cinema Paraense do Cine Darcy
Banner de divulgação da I Mostra de Cinema Paraense do Cine Darcy
Acontece de terça (13) a quinta-feira (15) a I Mostra de Cinema Paraense do Cine Darcy, projeto da assessoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com colaboração do Laboratório de Cultura, Planejamento e Representações Espaciais da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos.
Ao todo, serão seis sessões de debate com 14 realizadores e pesquisadores do cinema paraense, além de um catálogo de 15 produções cinematográficas daquele estado, que poderão ser assistidas gratuitamente via Facebook e YouTube.
Com objetivo de apresentar um panorama da produção e história do cinema realizado no Pará, a mostra integra o XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG).
Realizado desde o final de agosto, o Cine Darcy tem como proposta valorizar a produção audiovisual brasileira. Há extensões como o Cine Darcyzinho, voltado ao público infanto-juvenil, e agora a pioneira Mostra de Cinema Paraense.
Links para acompanhar a mostra:
Programação dos debates:
Terça-feira (13):
16h às 18h — Líbero Luxardo: Um pioneiro do cinema paraense
19h às 21h — Breve história do cinema paraense
Quarta-feira (14):
16h às 18h — Interações entre pesquisa e produção audiovisual no Sul e Sudeste do Pará
19h às 21h — O cinema paraense contemporâneo.
Quinta-feira (15):
16h às 18h — As Icambiabas: Diálogos entre Histórias em Quadrinhos e Animação no Cenário Paraense.
19h às 21h — As amazonas do cinema paraense.
Compartilhe
Goytacaz demite o técnico Lucho Nizzo
09/10/2020 | 10h19
Lucho Nizzo
Lucho Nizzo / Reprodução/Facebook
Lucho Nizzo não é mais técnico do Goytacaz. A demissão foi oficializava pelo clube na manhã desta sexta-feira (09), através de publicação nas redes sociais. O blog apurou que a diretoria do Goyta já costurava demiti-lo desde o início da semana, o que se confirmou nesta sexta, véspera da partida contra o Bonsucesso, pela sétima rodada da Taça Santos Dumont.
Segundo o Goytacaz, no jogo deste sábado (10), às 15h, no Aryzão, o time será comandado interinamente pelo supervisor técnico Rodrigo Nunes e o auxiliar técnico Medina. Com quatro pontos, o Alvianil é o vice-lanterna do Grupo B da Série B1 do Campeonato Estadual.
Em sua segunda passagem no comando do Goyta, Lucho Nizzo teve uma vitória, um empate e duas derrotas em quatro jogos, retrospecto inferior ao de 2014, quando, na mesma quantidade de partidas, conquistou uma vitória e dois empates, além de uma derrota.
Compartilhe
Romário visita São Fidélis nesta sexta em apoio a Henrique de Mutango
08/10/2020 | 15h45
Henrique de Mutango e Romário
Henrique de Mutango e Romário / Reprodução/Facebook
Presidente estadual do Podemos, o senador Romário fará apoio público ao candidato a prefeito do partido em São Fidélis, o ex-vereador Henrique de Mutango. Está marcada para esta sexta-feira (9) uma visita de Romário ao município, a partir das 14h, no comitê do partido, situado ao lado do Colégio Estadual de São Fidélis (Cesf).
— Pedimos que aquelas pessoas que queiram prestigiar venham de máscara. Álcool em gel vai ter no local. Pedimos que tomem as medidas direitinho — disse Henrique de Mutango ao blog.
Compartilhe