Profissionais do HFM falam em desprestígio sobre escala de vacinação contra Covid, em Campos
Folha1 - Atualizado em 21/01/2021 13:49
Escala circulou nas redes sociais
Escala circulou nas redes sociais
Circula nas redes sociais uma escala de vacinação contra a Covid-19 em Campos que desagradou uma parte dos profissionais de saúde que atua na rede pública do município. Conforme a escala, a imunização começou no Centro de Combate e Controle de Coronavírus (CCC), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Dr. Beda e Unimed. Unidades como o Hospital Ferreira Machado (HFM), que é uma referência regional, ficaram para a próxima semana e os funcionários lamentaram o desprestígio. De acordo com a Prefeitura, a escala foi montada com base no fluxo de atendimento de pacientes com Covid-19 em cada unidade.
A vacinação contra a Covid-19 em Campos começou, oficialmente, nessa quarta-feira (20), no CCC, HGG, Dr. Beda e Unimed. Nessas unidades, o trabalho também foi realizado nesta quinta (21). E nesta sexta-feira (22), a imunização ocorrerá apenas no HGG.
Ainda de acordo com a escala, a vacinação no HFM irá começar apenas na próxima segunda-feira (25). No hospital serão três dias de atendimento para os profissionais de saúde. Na segunda-feira também serão vacinados os profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José e Hospital Escola Álvaro Alvim.
Já na próxima quarta-feira (27) a vacinação acontece no Hospital Plantadores de Cana e Prontocardio. E, por fim, a primeira etapa de aplicação da Coronavac será encerrada no dia 28 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e UPHs de Travessão, Ururaí e Guarus.
"Gostaria de entender porque no calendário de vacinação contra a Covid-19 em Campos dos Goytacazes, nós, profissionais de Saúde da maior emergência da cidade (Hospital Ferreira Machado) não recebemos a vacina e os hospitais privados (Unimed e Dr. Beda) receberam! Além de trabalharmos sem salário, ainda temos que nos submeter a isso. Revoltante!", postou uma enfermeira em uma rede social.
"Estamos desprestigiados. HFM depois de Unimed e Beda. Estranho. Já estou reclamando, mas teremos que esperar a próxima semana", disse um médico.
Em nota, o subsecretário de Atenção, Vigilância e Saúde, Charbell Kury, informou que o HFM é uma unidade de trauma ortopedia. "Proporcionalmente, o Hospital Geral de Guarus (HGG) atende a um número maior de pacientes da Covid-19". Charbell disse também que os dias da semana onde o número de funcionários é maior no HFM são às segundas, terças e quartas-feiras, logo o calendário foi montado com base nessas informações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS