Asilo do Carmo receberá R$ 32,9 milhões do PAC Seleções do Governo Federal
Edmundo Siqueira 07/03/2024 12:21 - Atualizado em 07/03/2024 16:18
Solar do Santo Antônio, mais conhecido como Asilo do Carmo
Solar do Santo Antônio, mais conhecido como Asilo do Carmo / Imagem: Campos dos Goytacazes em Fotos/João Pimentel
 
Anunciado nesta quinta-feira (7), em Brasília (DF), o resultado do programa PAC – Seleções , que irá contemplar o prédio histórico Solar Santo Antônio, mais conhecido como Asilo do Carmo. As obras de restauração, paisagismo e construção de novas estruturas anexas irão contar com aportes no valor de R$ 32.920.000,00.

O Novo PAC Seleções — Programa de Aceleração do Crescimento — é destinado ao investimento de construções de equipamentos públicos em estados e municípios, e visa atender os projetos prioritários apresentados por prefeitos e governadores em áreas como saúde, educação, infraestrutura social e urbana,  mobilidade e cultura.
Segundo o Governo Federal, estados e municípios tiveram participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 3.270 municípios foram contemplados, dos 26 estados e Distrito Federal, beneficiando a população com estruturas e equipamentos que ampliam os direitos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
PAC em Campos dos Goytacazes - Em Campos, serão contemplados além do Solar do Asilo do Carmo, o Centro Especializado de Reabilitação (CER), o SAMU, Unidades Básicas de Saúde (UBS), quadras de esporte e parques infantis.
Segundo o prefeito Wladimir Garotinho, falando a este espaço, "a prefeitura enxergou a possibilidade de restauração do patrimônio histórico da cidade, e o único com a documentação 100% para incluir no PAC era o Asilo do Carmo". Para inclusão no PAC, a prefeitura precisou de projeto de aplicação dos recursos.
Wladimir, ontem (6), quando anunciou obras do PAC do Lula 3 para Campos ao lado dos petistas André Ceciliano e Lindbergh Farias.
Wladimir, ontem (6), quando anunciou obras do PAC do Lula 3 para Campos ao lado dos petistas André Ceciliano e Lindbergh Farias. / Reprodução
— Além de ter colocado o projeto, batalhamos muito nos bastidores, em Brasília, para que esse projeto pudesse ser aprovado e realizado. Estamos muito felizes com a divulgação, que com certeza é um marco para a história de Campos. Estamos agora, como havia te falado, em três frentes em patrimônio histórico em Campos: o Solar dos Airizes, o Arquivo Público e agora o Asilo do Carmo. 
Asilo do Carmo - O Solar Santo Antônio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como um dos patrimônios advindos da fase áurea do ciclo da cultura do açúcar, do início do século XIX. O Solar possui quatorze janelas em sua fachada principal e a "entrada faz-se por um lance de escadaria que conduz a um pátio interno guarnecido por grades de ferro artisticamente trabalhadas. A sua esquerda, há um pequeno campanário" (Iphan).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]