Murillo Gouvêa e Andrezinho Ceciliano terão título de cidadão sanjoanense
Rodrigo Gonçalves 19/06/2023 18:00 - Atualizado em 19/06/2023 18:31
Divulgação
O deputado federal Murillo Gouvêa (União) e o estadual André Luiz Ramalho Ceciliano, o Andrezinho Ceciliano (PT), estão entre as pessoas que receberão o Título de Cidadania Sanjoanense.
A solenidade será nesta quarta-feira (21), no Clube da Terceira Idade de São João da Barra, às 19h, quando também ocorrerá a entrega da Medalha ao Mérito Barão de Barcelos, ao ex-vereador Carlos Alberto Alves Maia, mais conhecido como Caputi, pai da prefeita Carla Caputi (sem partido).
No caso do Título de Cidadania Sanjoanense, o objetivo da comenda é prestar homenagem a pessoas que tenham relevantes serviços prestados ao município. Cada vereador pode indicar até cinco nomes, mas no caso do itaperunense Murillo Gouvêa, todos os noves parlamentares sanjoanenses assinaram o projeto de resolução (nº 019/2023) concedendo o título ao deputado, que tem buscado em Brasília apoio para tentar minimizar os impactos da erosão marítima em Atafona.
— Receber o título de cidadão sanjoanense é uma grande honra. O meu carinho pela cidade vem de muitos anos, e após nos envolvermos diretamente na luta pela solução do caso de Atafona, minha identificação só aumentou. Vamos trabalhar noite e dia pelo cidadão e para mostrar que todos têm representante em Brasília, na Câmara Federal — disse Gouvêa, cuja assessoria acredita não ser possível a sua presença na cerimônia de entrega, justamente pela semana de pautas importantes.
O deputado tem conseguido reuniões em ministérios de Brasília para tratar sobre a situação de Atafona. No dia 17 do mês passado, Murillo levou uma comitiva de políticos sanjoanenses, entre eles a prefeita e os nove vereadores, até o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Com o compromisso do ministro em investir em Atafona, Gouvêa prometeu a destinar uma emenda parlamentar de R$ 1,8 milhão para financiar um do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que deverá ser feito pelo geógrafo marinho Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O assunto também foi tratado na semana passada por Murillo no Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente.
Já Título de Cidadania Sanjoanense para Andrezinho Ceciliano (PT) está sendo concedido pelo presidente da Câmara de SJB, Alan de Grussaí (Cidadania), que mantém uma boa relação com o deputado e sua equipe na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), já presidida pelo pai de Andrezinho, André Ceciliano (PT), atual secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
— Assim como o pai dele, o deputado estadual Andrezinho tem muito a contribuir para o nosso município. O pai dele, enquanto esteve à frente da Alerj, ajudou muito São João da Barra, enviando milhões em recursos durante a pandemia. E agora em Brasília continua sendo amigo da gente — disse Alan.
Como acontece todos os anos, 45 pessoas (confira aqui) serão homenageadas pelos parlamentares, isso sem contar a Medalha ao Mérito Barão de Barcelos que será dada ao ex-vereador Caputi. Ele concorreu pela primeira vez em 2000, pelo PC do B e saiu vitorioso com 567 votos. Na eleição seguinte (2004), já filiado ao PMDB, foi o vereador mais votado (968 votos). Caputi exerceu novamente o mandato de vereador de 2009 a 2012. Nas eleições de 2016, obteve 1.255 votos e retornou ao Legislativo para cumprir o seu quarto e último mandato. Atualmente, reside em seu sítio em Cajueiro.
Caputi
Caputi / Divulgação
— Estou feliz e agradeço à Câmara por essa homenagem. Sempre procurei fazer política com honestidade, com palavra, preocupado com a população. Sempre procurei passar para os meus filhos que a honestidade é a principal coisa na vida. Aprendi isso com meu pai — disse Caputi.
A Medalha ao Mérito Barão de Barcelos foi criada em 1999, com o objetivo de homenagear sanjoanenses que tenham relevantes serviços prestados ao município. Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades. É um reconhecimento pelo trabalho e vida de cidadãos que não nasceram em São João da Barra, mas têm uma ligação forte com o município e ajudam no seu crescimento de alguma forma.

— Esta Casa já homenageou vários nomes ao longo desses anos e, para esta edição, vamos homenagear nosso amigo Caputi, que foi vereador por quatro mandatos, um ser humano exemplar e que muito lutou pelo nosso município enquanto esteve aqui no Legislativo — ressalta o presidente da Câmara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]