Rio de Janeiro terá R$ 50 bilhões da Bacia de Campos
29/08/2019 21:08 - Atualizado em 02/09/2019 14:47
O Estado do Rio deve receber R$ 50 bilhões em investimentos nos próximos quatro ou cinco anos, com o encerramento definitivo de 21 plataformas de petróleo antigas na Bacia de Campos.
Todas as 21 unidades que serão encerradas definitivamente pertencem a Petrobras ou estão a serviço da empresa, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão.
— A atividade deve gerar 50 mil postos de trabalho, algo importante para o estado, o maior produtor brasileiro de petróleo. Esse encerramento de plataformas, que deverá demandar investimentos da Petrobras, sobressai-se pelo grande número de unidades que serão descomissionadas em um mesmo período, na medida em que muitos campos começam a ficar esgotados — detalha Tristão.
O secretário ressalta que não haverá perda de arrecadação já que a produção no pré-sal está em crescimento.
As petroleiras são obrigadas a realizar o chamado “descomissionamento” de plataformas - que prevê atividades de desinstalação e desmontagem de equipamentos - quando a atividade em um campo deixa de ser viável ou então quando a vida útil da unidade chega ao seu fim.
Ao realizar este processo, a petroleira precisa restabelecer as condições originais do local onde foi instalado o equipamento.
Em meio ao cenário de mais campos de petróleo e gás esgotados, a ANP deve atualizar, até outubro, as regras para desativação das instalações, devolução de áreas, alienação e reversão de bens.
O objetivo da revisão da regulamentação existente, criada em 2006, é adequá-la aos demais regulamentos de segurança operacional e meio ambiente, editados posteriormente à sua publicação, e à Lei de Partilha de produção.
Tristão vê o ambiente como oportunidade para desenvolver uma nova indústria associada ao petróleo e gás.
— Estamos nos preparando para receber esses projetos. O Rio quer se colocar como referência no descomissionamento de plataformas, cumprindo regras ambientais mundiais, a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora marítima. Segundo Tristão, há 100 embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, que demandariam serviços de descomissionamento para dar um fim adequado a esses equipamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS