Padre Luis Carlos de Carvalho lança livro em Brasília
29/08/2019 17:33 - Atualizado em 09/09/2019 14:01
Divulgação/Diocese de Campos
Reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, o padre Luis Carlos de Carvalho lançou na última quarta-feira (28) seu livro “Edith Stein — João da Cruz | Teologia e Sociedade”, durante o V Simpósio Internacional Edith Stein, realizado até esta sexta (30) em Brasília. Editada pela Artesã Editora, a obra apresenta a conjugação da teologia da filósofa e teóloga Edith Stein, de origem judia, edificada num momento crucial da sociedade europeia: o período Entreguerras e a dinâmica político-social que envolveram o Século de Ouro, o Século Sangrento e as primeiras décadas do século XXI. O livro também será lançado em Campos, ainda sem data definida.
— A vida e obra de Edith Stein possuem para o nosso tempo uma importância vital: “A Ciência da Cruz”, de 1942. Os pesquisadores encontrarão também um estudo sobre a dimensão social do pensamento da autora e mística, mostrando sua pertinência e relevância para os dias de hoje, quando a dimensão ética do agir político, a responsabilidade social e as bases sociais e políticas da democracia encontram-se enfraquecidas ou são mesmo negadas pelo crescente populismo e pela expansão de uma forma de economia de mercado que afronta a dignidade humana. — explicou o padre Luis Carlos.
No livro “A Ciência da Cruz”, Edith Stein apresentou a história de João da Cruz, reformador da Ordem do Carmo, conhecido como o Mestre da Noite Escura. Nas entrelinhas desta obra, Edith descortinou sua própria biografia espiritual, bem como sua concepção da pessoa humana e missão na sociedade.
De forma metafórica, a autora contemplou em João da Cruz o drama existencial que ela estava vivendo no embate com o nazismo e na busca pela união nupcial com Deus.
Na noite escura da história, Edith Stein encontrou no Cristo a luz para enfrentar a rejeição social por ser mulher, enquanto somente homens eram aceitos como professores; por ser judia, no momento em que o partido nazista tomou o governo da Alemanha; por ser cristã, num momento em que a proposta do Evangelho era suplantada pelo terror. Edith Stein e João da Cruz almejavam pela alvorada feliz, quando enfim encontrariam, aos pés da árvore da cruz, o Amor de suas vidas.
Fonte: Diocese de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS