Presidente do IMTT revela ameaças durante implantação do novo sistema de transporte
Ícaro Barbosa e Verônica Nascimento 10/07/2019 13:16 - Atualizado em 11/07/2019 14:21
Isaías Fernandes
Em fase final de implementação, o novo sistema de transporte coletivo de Campos, apesar da promessa de solução dos problemas no serviço, não agradou a todos e vem gerando protestos e até ameaças, que se intensificaram nesta semana, segundo relatou o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (10), para apresentar o novo aplicativo de monitoramento dos coletivos na cidade. De acordo com ele, uma ocorrência será registrada na delegacia ainda nesta quarta. “Essa mudança é uma missão do governo e não desistiremos dela”, afirmou.
— A modernização é um desafio. Inclusive, gostaria de avisar que eu e minha família estamos sofrendo diversas ameaças, que esta semana se intensificaram. Um dos agitadores já foi identificado e, ainda hoje, registrarei uma ocorrência na delegacia de polícia — ressaltou Felipe Quintanilha.
Dentro do novo sistema de transporte, a partir desta sexta-feira (12), mesmo dia em que as vans do transporte alternativo param de circular pelo município, os campistas poderão baixar em seus celulares o aplicativo Mobi Campos. O programa passa a acompanhar, via GPS, os coletivos dentro da cidade. Segundo Quintanilha, o aplicativo seria a “resolução dos problemas do transporte municipal que atingem Campos há mais de 15 anos”. Ele reconheceu, entretanto, que problemas com a introdução do aplicativo acontecerão, mas “serão identificados e sanados o mais rápido possível”.
A intenção do aplicativo é unir as empresas de ônibus e os motoristas do transporte alimentador num sistema que não exclua nenhuma das categorias, compostas, segundo o próprio Felipe, por “pais de família”. Por isso, é importante que as duas categorias se unam em prol dos habitantes, “caso contrário ambas não poderão coexistir”.
O Mobi Campos vai funcionar como o já conhecido Uber, o que possibilitará a cobertura, por parte da população que tem acesso a serviços de telefonia e internet móvel, da localização da frota disponível. Inicialmente, isso funcionará apenas para os ônibus (Cordeiro, Jacarandá, Rogil, São João, São Salvador, Siqueira e Turisguá), gradativamente se estendendo para as vans.
Nova fase — Neste sábado (13), efetivamente, tem início a transição do sistema de transporte, com um aumento de quase 100% dos ônibus que compõem a frota ativa na cidade, rodando por 30 dias também no lugar das vans — período necessário para assinatura da documentação e adesivação dos veículos do transporte alimentador. Com a entrada das vans e micro-ônibus no sistema, os 260 coletivos cobrirão apenas a área centrais.
De acordo com Felipe Quintanilha, 235 vans estão com os percursos definidos, tendo outras 37 prontas para serem incluídas, com o avanço do sistema. Também a partir deste final de semana, as equipes do IMTT passam a fiscalizar o cumprimento de horários e trajetos.
O projeto — O novo sistema delimitará as linhas dos bairros centrais, que serão feitos somente por ônibus; as linhas distritais serão supridas por vans e micro-ônibus. A delimitação entre as linhas será feita em seis pontos da cidade: BR 101 — Shopping Estrada; BR 356 — Furnas; RJ 158 — Ambev; Cepop; BR 101 — Dical (Guarus) e Parque Bela Vista.
O presidente do IMTT afirma que a integração é temporal e não serão necessários postos físicos de integração entre os transportes. O usuário pode descer em qualquer ponto e subir na van ou micro-ônibus, bastando a apresentação do cartão. A pessoa pode subir na van em Santo Eduardo, passar o cartão no validador (catraca) e, dentro de um espaço de duas horas, ela poderá passar o cartão em um ônibus do sistema sem a cobrança de outra passagem. Quintanilha acrescentou que para as linhas centrais o tempo será de uma hora sem cobrança.
Os cartões de bilhetagem eletrônica vão ser vendidos inicialmente na rodoviária Roberto Silveira (Centro), no Shopping Estrada e pelo próprio aplicativo, na internet. Vai ficar disponível a compra de créditos pré-pagos, pelo preço que o usuário achar necessário para seu consumo diário, semanal ou mensal.
Melhorias — Felipe Quintanilha destacou que o aumento da frota, tanto na área central, quanto nas localidades, resultará numa diminuição do tempo entre as viagens, além da cobertura de bairros que não contavam com transporte (Tamandaré e Alphaville).
— Digamos que entre a Penha e a Pecuária passe um ônibus de 30 em 30 minutos. O tempo de espera, com o aumento da frota, passará para 15 minutos. Pois aumentará de 80 coletivos rodando pela cidade para 260. Nos distritos, também, cada localidade terá sua linha própria. Na Baixada, por exemplo, de 70 vans passará para 111.
Quintanilha solicitou que a população comunique aos canais da Prefeitura os problemas que irão certamente ocorrer. A garantia de gratuidade para estudantes, idosos e pessoas com deficiência (incluindo acompanhantes) será mantida, com a utilização do banco de dados dos alunos da rede municipal no sistema de bilhetagem.
Ele garante que o novo sistema trará mais benefícios para as populações das divisas de São João da Barra e São Francisco. Também informou que busca parceria com as prefeituras vizinhas, para que a locomoção intermunicipal tenha uma melhora.

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