Projeto Novo Olhar com exames grátis em Campos
06/06/2019 19:50 - Atualizado em 10/06/2019 14:23
Moradores de Campos poderão realizar exames oftalmológicos gratuitos, nesta sexta-feira, com a ação do Novo Olhar, da Fundação Leão XIII. Serviços de identificação civil, com isenções para identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito também estarão disponíveis, em parceria com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). A mobilização será na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), no Turfe Clube, das 10h às 14h. No sábado, a ação acontece em Macaé.
— O projeto Novo Olhar é de grande importância para a população, se levado em conta seu real objetivo, pois a detecção de problemas visuais em crianças, adultos e idosos de forma preventiva e corretiva diminui os impactos cognitivos e sociais negativos na vida dessas pessoas — destaca Allan Borges, presidente da entidade.
O Novo Olhar oferece, de forma gratuita, exames oftalmológicos computadorizados e também óculos de grau. No local, as pessoas atendidas realizam cadastro, são submetidas a exame de vista, consulta médica e depois recebem seus óculos na data, horário e local marcados. Bangu e Magalhães Bastos, na zona Oeste do Rio, e Magé, na Baixada Fluminense, foram alguns dos locais que já receberam a ação, beneficiando quase 2 mil pessoas avaliadas pelos oftalmologistas.
O programa retomou suas atividades em 2019 - depois de passar por readequações -, com novos critérios e diretrizes para os atendimentos. Os públicos prioritários, agora, são beneficiários do Bolsa Família, trabalhadores da agricultura familiar, pessoas com deficiência, idosos, adultos, adolescentes a partir de 12 anos e usuários do SUS com encaminhamento para o oftalmologista ou com queixas relacionadas à visão. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável. E é indispensável que todos estejam com RG e CPF em mãos.
Identifica Rio - Em parceria com o Detran-RJ, a Fundação Leão XIII também oferece serviços para isenção e emissão de primeira e/ou segunda vias de documentações, como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito. Para emissão do RG de solteiros, é indispensável ter original ou cópia autenticada da certidão de nascimento em mãos. O mesmo vale para casados, que devem apresentar original ou cópia autenticada da certidão de casamento. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS