Servidores do Rio sem salários de junho
11/06/2019 21:45 - Atualizado em 17/06/2019 20:19
Cerca de 22 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio não vão receber o salário de junho, que será quitado em julho. A suspensão do pagamento vai atingir exatamente 21.944 pessoas — com vínculos com o governo fluminense — que deixaram de fazer o recenseamento entre os meses de novembro de 2018 e abril de 2019. Os números foram confirmados pela Secretaria da Casa Civil e Governança.
Os vencimentos ficarão retidos até ‘segunda ordem’. Ou seja, a situação só será revertida se esses funcionários da ativa, aposentados e beneficiários de pensão fizerem a atualização cadastral em qualquer agência do Bradesco — responsável por rodar a folha salarial do estado — no país. Ainda assim, o prazo de recenseamento desses grupos já terminou.
O censo é obrigatório para o pessoal do Executivo, incluindo cargos comissionados, contratos temporários, funcionários de empresas e de autarquias. E os prazos são abertos sempre de acordo com o mês de aniversário. Por exemplo, os nascidos em janeiro, tiveram que comparecer ao banco naquele mês.
Já os aniversariantes de junho já devem fazer o procedimento, que começou ontem. O período para ir ao banco termina no próximo dia 24.
A atualização de cadastro é obrigatória e uma das medidas previstas no Plano de Recuperação Fiscal do estado. Com o recenseamento, o Executivo controla a folha de pagamentos e identifica possíveis fraudes, como, por exemplo, casos de pessoas que estão recebendo aposentadorias ou pensões no lugar de beneficiários que já faleceram. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS