A História do Vinho Miolo
25/06/2019 08:33 - Atualizado em 25/06/2019 10:58
Coluna de Vinhos nº 4- Exclusiva BNB
Por João Ricardo Rodrigues
Como já vimos A região vinícola doRio Grande do Sul possui 4 sub-regiõe conforme mapa abaixo:
 
 
 
 
Hoje falaremos um pouco sobre a sub-região da Campanha Gaúcha.
Ela se situa no extremo sul do país, cobrindo áreas fronteiriças com Uruguai e também com a Argentina, destacando-se os municípios de Santana do Livramento, Candiota, Bagé, Dom Pedrito e Quaraí.
Em 1973, Harold Olmos, pesquisador da Universidade da Califórnia Davis, identificou a região baseando-se em estudos de zoneamento vitícola, como de grande potencial e viabilidade para o plantio de uvas viníferas, o que culminou na implantação da Almadén em Santana do Livramento.
A partir dos anos 90 aos bons preços pagos pelas uvas despertou o interesse de pecuaristas da região que começaram a investir na vitivinicultura*.
De acordo com o perfil bioclimático, baseado no Anuário de Vinhos do Brasil, a Campanha só não é mais quente do que o Vale do São Francisco,(que pertence a outra classificação climática, tropical seco).
Aliás, a Campanha é a região de melhor índice de insolação e a menos úmida de toda a zona meridional do país, considerando as 5 grandes regiões vitivinícolas brasileiras de clima subtropical (Planalto Catarinense, Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e a própria Campanha).
Destaques para algumas variedades cultivadas na Campanha: Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot entre as tintas e a Gewurztraminer e Viognier dentre as brancas.
  
Na escolha do vinho dessa semana busquei um que representasse bem a produção de vinhos gaúchos na Campanha Gaúcha, resultando numa tradicional vinícola e uma uva que poderia muito bem ser a nossa uva emblemática. 
A vinícola
A Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil, em suas 4 vinícolas produz uma média de 10 milhões de litros por ano. Sua história inicia em 1989, sendo reconhecida e premiada internacionalmente, entregando produtos em mais de 30 países.
A sede da vinícola fica em Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos que possui Denominação de Origem DO* e atua também na Campanha Meridional e Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul e ainda no Vale do São Francisco, na Bahia.
A Uva
A Merlot iniciou sua fama em meados de 1784, devido à crescente qualidade dos vinhos produzidos na Margem Direita do Rio Gironde, em Bordeaux. Atualmente é uma casta que se adapta bem a diversos terroirs, fator que ajudou a difundi-la pelo mundo vitivinícola, porém, é em solo frio e úmido que ela expressa todo o seu potencial.
A França é o país que lidera o cultivo, seguido por Estados Unidos, Espanha, Itália e outros países, como Chile, Austrália e até mesmo o Brasil. O Rio Grande do Sul e seus terroirs têm obtido excelentes resultados com a Merlot que, pela sua boa adaptabilidade ao solo, ao clima e trabalhada com a expertise de vinícolas como a Miolo, tem dado vida a tintos expressivos.
Os aromas dominantes da Merlot geralmente são framboesa, cereja negra, frutas cristalizadas, chocolate e cedro. Em climas frios, variam mais para groselhas e ameixas, enquanto nos quentes, tendem à frutas negras em geleia ou compota. Seus vinhos costumam ter cor vibrante, fruta em evidência, textura suave e sabor rico, com acidez média, bom corpo e taninos macios.
Para harmonizar, escolha pratos à base de queijos duros, carnes vermelhas com média untuosidade, como a fraldinha, maminha, filé-mignon, bife Ancho, carne suína que possua capa de gordura, como a picanha, molhos de massas à base de carnes, embutidos, queijos e cogumelos.
O vinho
Miolo Reserva Merlot, safra 2017, tinto seco.
Foto-JoãoRodrigues
Elaborado com uvas Merlot cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Meridional, este foi o primeiro vinho engarrafado pela Vinícola Miolo, em 1990.
Apresenta coloração intensa, com tonalidades púrpura e vermelho-rubi.
Aroma de tabaco, café torrado e framboesa.
Vinho encorpado e com ótima persistência no retrogosto.
É um vinho de guarda, bem estruturado, e que pode ser envelhecido por muitos anos.
Harmoniza bem com Carnes vermelhas e grelhados em geral, massas com molhos de cogumelos, funghi, bruschetas, polpetones e vitelas. Acompanha bem brodos, sopas e cremes, pizza, galetos e charcutaria. Também vai bem com queijos leves de massa amarela e mole tipo emmenthal.
Temperatura ideal de consumo: 16ºC.
 
* Vitivinicultura: A viticultura é definida como a ciência que estuda o cultivo da uva. Essa uva não tem só a finalidade de produzir vinhos, como também a produção de sucos, consumo em natura e a produção de uva passa.
Avinicultura, por sua vez é a ciência que tem como objetivo a produção de vinhos, como as duas se complementam, temos avitivinicultura como um conceito mais abrangente dessas definições
*Denominação de Origem (D.O.): estabelece que toda a produção de uvas e a elaboração dos vinhos sejam realizadas na região delimitada sob rigorosas regras técnicas, elevados padrões de qualidade e precisa avaliação sensorial de todos os vinhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]