Alerj dá posse a cinco deputados presos e convocará suplentes
21/03/2019 19:55 - Atualizado em 22/03/2019 00:45
A Mesa Diretora da da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) deu posse aos cinco deputados que estão presos. A informação é do próprio presidente da Casa, André Ceciliano (PT). Além disso, Ceciliano afirmou também que, depois de 48 horas, convocará os suplentes. O petista disse que consultou o Tribunal Regional Federal (TRF).
 Os cinco suplentes articulavam entrar na Justiça para assumirem os mandatos, segundo informou o jornal O Dia. Eles criticaram Ceciliano por entenderem que o presidente da Alerj estaria tentando beneficiar os deputados presos.
 Os suplentes são Paula Tringuelê (SD), Paulo Bagueira (SD), Sérgio Louback (PSC), Carlo Caiado (DEM), Capitão Nelson (Avante) e Sérgio Fernandes (PDT).
 Já os parlamentares que estão presos são André Corrêa (DEM), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius Neskau (PTB). Chiquinho da Mangueira (PSC), por sua vez, está em regime domiciliar.
Atualização:
O TRF 2 divulgou nota sobre o caso:
Nota de esclarecimento – Operação Furna da Onça
Publicado em 21/03/2019
 
O Tribunal Regional Federal (TRF2) informa que, em momento algum, autorizou ou determinou que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) desse posse aos deputados presos durante a Operação Furna da Onça, considerando que se trata de medida derivada de deliberação interna corporis, de iniciativa exclusiva do Poder Legislativo estadual.
 
De fato, a decisão do TRF2 estritamente estabeleceu a prisão preventiva dos acusados, o que, por consequência, resultou no impedimento de participarem do ato de posse na sede da Alerj.
 
Sendo assim, cumpre esclarecer que a nota veiculada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), referente à posse dos parlamentares presos na Operação Furna da Onça, não corresponde aos fatos.
 
Na verdade, o Legislativo estadual do Rio de Janeiro apenas comunicou ao TRF2, por meio do ofício PG nº 174/2019, de 20 de março, que a Mesa Diretora deliberara no sentido de dar posse aos deputados eleitos que se encontram submetidos a prisão cautelar.
 
 Estes deputados foram alvo da Operação Furna da Onça, braço da Lava Jato. Esses parlamentares são suspeitos de participarem do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral (MDB), que também está preso.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]