"Elefante" no Cineclube Goitacá
Celso Cordeiro Filho 19/03/2019 18:13 - Atualizado em 22/03/2019 14:21
O estudante e cinéfilo Lucas Rodrigues faz sua estreia nesta quarta-feira (19), às 19h, no Cineclube Goitacá, apresentando o filme “Elefante” (Elephant, de 2003), dirigido por Gus Van Sant, que, no seu entendimento, serve para uma ampla discussão sobre os motivos que levam estudantes a assassinar colegas numa escola secundária, em Portland, nos Estados Unidos. O acesso ao local é gratuito e o Cineclube Goitacá está localizado na sala 507, do edifício Medical Center, na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro da cidade.
Sobre a escolha do filme, Lucas tem uma explicação: “Inicialmente a ideia era passar o filme ‘Manhattan’, mas com a recente tragédia que ocorreu em Suzano, foi sugerido falar sobre filmes que tivessem algo que dialogasse com o ocorrido. Dentre as indicações, ‘Elefante’ me chamou a atenção por ter várias coisas a se extrair para um debate, tanto na história contada no filme, quanto na maneira em que o diretor filma e monta a obra”. Ainda sobre o assunto lembrou que “o triste episódio ocorrido em Suzano foi algo que chocou muita gente e acredito que ‘Elefante’ pode funcionar como uma tentativa de ver a situação de outro modo. A ideia não é justificar a atitude dos garotos, mas compreender o porquê disso”.
Lucas também se mostrou feliz com o convite para apresentar um filme no Cineclube Goitacá. “É algo muito gratificante para mim. Eu amo cinema e sempre fico contente em poder debater essa arte tão rica”, disse. Quanto a “Elefante”, salientou que “Gus Van Sant faz um trabalho incrível nesse filme. A direção cria um ar documental, apresentando vários pontos de vista de adolescentes diversos. Os planos longos e como as cenas se conectam criam uma sensação de continuidade, que contribuem para o realismo assustador em alguns momentos”.
Ainda de acordo com a crítica, o diretor Gus Van Sant mostra uma versão fragmentada do episódio trágico de Columbaine. Para isso, ele relata como era a vida de alguns alunos do colégio revelando com se sentiam e como eram tratados pelos seus colegas. Os personagens são filmados em atitudes cotidianas e a partir dessa observação percebe-se que muitos dos alunos sofriam constrangimentos, inclusive um dos autores do massacre.
A sinopse dá bem uma ideia de como o filme se desenvolve: “Enquanto a maior parte da escola está envolvida em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia”.
O filme “Elefante”, cujo título original é “Elephant”, foi lançado em 2003 e tem 81 minutos de duração. A direção e o roteiro foram feitos por Gus Van Sant, o gênero é o drama e a produção é de Bany Wolf.
O filme narra o decorrer de um dia aparentemente comum de uma escola secundária de Portland, nos Estados Unidos. O diretor Gus Van Sant tenta mostrar uma versão fragmentada do episódio trágico de Columbaine.
Assistindo o filme, percebe-se que o colégio é preenchido por alunos com atitudes muito diferentes, isto é, os populares e os ‘fracassados’, os bonitões e os feinhos, etc. Essa diferença acaba propiciando a ocorrência do bullyng, um problema que cresce cada vez mais em todo o mundo e que pode ter sido um dos motivos que fizeram os alunos Harris e Klebold cometerem os assassinatos.
Outro fato muito importante que o filme mostra é a facilidade que os garotos tiveram em comprar as armas e de efetuar o crime. Vale ressaltar que ao revelar como era a vida de alguns dos alunos assassinados, o autor tentar deixar claro que muitos jovens não tinham nenhuma relação com os meliantes, mas mesmo assim não foram poupados.
Enfim, como prevê Lucas Rodrigues, o filme vai propiciar “um bom debate”, principalmente, depois do massacre ocorrido em Suzano, São Paulo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS