Retomadas as buscas por vítimas em Brumadinho
27/01/2019 14:38 - Atualizado em 31/01/2019 14:54
O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, informou que foram retomadas as buscas por sobreviventes do rompimento da barragem de rejeitos mineradora Vale em Brumadinho, ne região metropolitana de Minas Gerais, que ocorreu na sexta-feira (25). As buscas haviam sido suspensas por causa do risco de rompimento da barragem número 6, que é de água. Godinho afirmou ainda que não haverá mais retirada de moradores. Entre as áreas que estavam sob risco do novo rompimento estão Parque da Cachoeira, Pires e Bairro Novo Progresso.
"Retomamos para o risco um [em uma escala de um a três de risco de rompimento]. A barragem não oferece risco para as pessoas que moram lá e nem para os bombeiros", disse há pouco em entrevista aos jornalistas em Brumadinho.
Godinho afirmou que os moradores, que tinham sido deslocados, podem retornar às suas casas. "Podem retornar para suas casas". 
 
 
Cerca de 30 minutos antes, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais havia informado que o risco de rompimento da segunda barragem na Mina Córrego do Feijão, era no nível dois, em uma escala de um a três. Devido ao risco de rompimento, cerca de 3.000 pessoas seriam retiradas de casa
Segundo o Corpo de Bombeiros, a água da barragem está sendo bombeada para reduzir o risco. No momento, conforme o Corpo de Bombeiros, a barragem tem um volume de água equivalente a 840 mil metros cúbicos.
De acordo com Godinho, se houver mudança no nível, a população será avisada. 
 
 
Pela manhã, os trabalhos de buscas foram suspensos para a retirada de cerca de 24 mil pessoas e das áreas sob risco. Às 5h30, uma sirene alertou para o risco de rompimento de uma nova Barragem VI da mina. Também pela manhã, o número de vítimas estava em 37, das quais oito foram identificadas, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Até as 10h, 192 pessoas haviam sido resgatadas após a tragédia, mas as buscas foram suspensas após risco de novo rompimento. 
 
 
Força-tarefa - Uma força tarefa de procuradores vai apurar as causas e as responsabilidades do rompimento da barragem. A determinação é da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela esteve no último sábado (26) na região e encontrou com familiares e autoridades que atuam no socorro às vítimas e investigam os danos causados pela mineradora. 
 
 
Dodge defendeu alteração dos protocolos científicos que atestam a segurança das barragens onde são depositados os rejeitos da mineração. “É preciso aprimorar esses protocolos científicos porque eles têm falhado. Minas Gerais tem quase 700 barragens que estão classificadas em razão do risco de rompimento e é preciso garantir que esse risco seja realmente baixo e que essas informações sejam confiáveis.” 
 
 
Água - O presidente Jair Bolsonaro informou, por meio do Twitter, que o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto, se reunirá com a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o post, a reunião deve tratar de temas como a qualidade da água do Rio Paraopeba, previsões para o avanço dos rejeitos, estabilidade da Barragem VI e relatório de Segurança de Barragens 2017. 
 
 
Ajuda - O presidente disse ainda que a partir do meio-dia de hoje (27) deveriam chegar 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos enviados pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A informação também foi postada por ele, na sua conta pessoal, no Twitter. 
 
 
“Após contato com o Primeiro-ministro de Israel, @netanyahu , chegam hoje, às 12h, em Belo Horizonte-MG, recursos humanitários e profissionais; São 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos destinados a busca de desaparecidos em Brumadinho [MG].”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS