Alunos da UFF fazem campanha
- Atualizado em 26/01/2019 16:34
Dois alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, promovem uma campanha de financiamento colaborativo para participação no programa de mobilidade entre universidades federais do país. Yago Alves e Carmen Macedo são alunos de Ciências Sociais da instituição e foram aceitos para realizar um semestre letivo nas universidades federais da Bahia e de Pernambuco. Professores, Centro Acadêmico e colegas incentivam a iniciativa. Doações podem ser feitas diretamente em conta ou por site. Até o momento a “vaquinha” arrecadou cerca de R$ 3 mil. O objetivo dos autores é chegar a R$ 6 mil.
Carmen explica que a escolha das universidades foi feita a partir das disciplinas oferecidas e a colocação dos cursos no ranking do ministério da Educação. “Para a gente, importava encontrar instituições que realizassem uma pesquisa forte sobre assuntos que a gente já desenvolve e pudesse nos acrescentar novas formas, novas narrativas de pensar. Além de ter uma formação mais humana para a pesquisa”, explica.
Os alunos contaram que junto com o programa havia um financiamento que permitia ao aluno ter acesso a bolsas durante a participação, mas ele encontra-se suspenso. “Infelizmente, neste ano houve o corte do financiamento e não temos como custear nossas despesas durante este período. Avante galera, compartilhem e ajudem com o valor que puderem para que possamos continuar sonhando”, publicou Yago nas redes sociais.
A professora da UFF Jacqueline Deolindo prestou depoimento de apoio aos alunos. “Eu tenho dois alunos incríveis e determinados, Yago Narciso Alves e Carmen Paula de Macedo, que, diante do fim de um convênio que garantiria o financiamento de uma temporada de estudos e aprendizados em uma universidade pública de outro estado, encararam o desafio de juntar a grana e fazer isso acontecer. Conseguiram suas vagas por mérito, e atesto que são pessoas que guardam muito potencial como profissionais. Quem puder, colabore”, relatou a professora em postagem na sua rede social.
O Centro Acadêmico da universidade também entrou na campanha pelos alunos. “Ambos têm a trajetória marcada pela busca por bolsas de pesquisa, monitoria e auxílios para conseguirem permanecer na universidade. Quem teve a chance de conhecê-los sabe o quanto eles são alunos esforçados e engajados, sempre se esforçando e dando seu melhor para aprender e produzir. Eles tiveram uma oportunidade bem bacana e que com certeza vai acrescentar muito em suas vidas acadêmicas, que é a chance de passarem um semestre em outra universidade”, defendeu.
Doações online ou por depósito bancário
Quem puder participar deve entrar no site de campanhas “vakinha” e pesquisar “Mobilidade Yago e Carmen” ou colocar o identificador “448709”. Doações também podem ser feitas por depósito bancário, pela conta corrente nº 5120-9, agência 6467, do Banco Bradesco, que tem como titular Carmen P. P. de Macedo, CPF 168.599.557-83, ou na conta corrente 381853, agência 8427, Banco Itaú, de Yan da Silva N. Alves, CPF 160.211.877-92.
O prazo para as doações é até o dia 10 de fevereiro, já que a matrícula deve ser realizada entre os dias 11 e 14 do mesmo mês.
— Nossa ideia é garantir que a gente consiga o dinheiro das passagens e o lugar para ficar. Nós fixamos o valor calculando o que a gente ganharia com as bolsas, mas a gente tentou pelo menos ter o básico, que é o aluguel e o deslocamento — explica Carmen.
Yan agradeceu a participação de todos na campanha. “Reiteramos que qualquer ajuda é importante e pode nos permitir continuar a sonhar. Ainda, estamos muito felizes com o engajamento de todos na nossa campanha, estamos acompanhando o apoio e carinho de todos”, completou.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS