Hemocentro Regional faz campanha para atrair doadores
Camilla Silva 08/12/2018 15:11 - Atualizado em 10/12/2018 14:09
Média ideal seria de 70 doações/dia
Média ideal seria de 70 doações/dia / Isaías de sangue
O Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado é o único banco de sangue público do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 unidades hospitalares, sendo nove de Campos e outras 16 espalhadas por 14 municípios. Atender essa demanda não é fácil e o banco de sangue lançou uma campanha para estimular as doações.
O baixo estoque do Hemocentro leva instituições e grupos de familiares e amigos de pacientes em tratamento a realizarem campanhas de doação de sangue, uma delas, terça-feira passada, reuniu 60 doadores sensibilizados com a situação da pequena Manuela Morais Ribeiro, de 10 anos, diagnosticada com leucemia. No dia seguinte, o número de doadores no Hemocentro nem passou perto desse quantitativo. Para reverter o quadro, durante esta semana, os doadores que comparecerem ao HFM estarão concorrendo a uma camisa oficial, autografada, do Goytacaz Futebol Clube. O sorteio acontece na sexta-feira (14).
Um dia após a campanha #SomosTodosManu, a assistente social do Hemocentro Regional, Rosângela Soares, lamentou a movimentação baixa. “As campanhas são muito importante, mas precisamos de uma regularidade de doações”.
Segundo a unidade, o estoque de sangue fator RH positivo é de 30% do ideal para atender à demanda. Já o do fator RH negativo (A e O) hoje é de apenas 10%. O número de doações ontem foi de cerca de 20. O necessário para a regularidade do atendimento é de 70 por dia.
- Em dias de campanha, arrecadamos um bom número de bolsas de sangue, mas esses eventos acontecem apenas em um dia e, nos outros, as doações ficam bem abaixo do ideal e o nosso estoque fica sempre oscilando. Estamos sempre buscando novas formas de atrair e prestigiar o doador, como esse sorteio - diz Rosângela.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS