Espetáculo levará importância da água à crianças
23/11/2018 16:39 - Atualizado em 23/11/2018 17:11
Divulgação
Entre os dias 26 de 29 de novembro, a importância da água será lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, da companhia BuZum!, em Campos. Com seis sessões diárias gratuitas, a apresentação será dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão. A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.
A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural, de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.
Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente do elemento. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS