Homicídio registrado em área de conflito
Jhonattan Reis e Bárbara Cabral 03/11/2018 09:02 - Atualizado em 05/11/2018 18:45
A violência na área de Guarus continua fazendo vítimas em Campos. Mesmo diante da intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro - que chegou a Campos com megaoperação em Guarus, realizada no último dia 9 de agosto - um homem foi encontrado morto, com requintes de tortura, na manhã deste sábado (3), no Parque Eldorado. O bairro, assim como os parques Prazeres, Santa Rosa, Santa Clara, Bandeirantes, Custodópolis e Codin, faz parte de uma das áreas de conflito mais perigosas do interior fluminense, que já foi conhecida como “Faixa de Gaza” entre policiais e hoje é comparada com a Síria.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima, ainda não identificada, estava com mãos e pés amarrados, além de marcas de perfuração por arma de fogo no rosto e cabeça. Ele foi localizado na rua Edgard Monteiro.
O homicídio foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Centro), onde o caso será investigado. Com mais este registro, Campos já chega a 193 homicídios apenas este ano, sendo o primeiro do mês de novembro. O número de assassinatos em Campos em 2018 já superou todo o ano de 2017, quando foram registrados 185 ao longo dos 12 meses.
Ranking de violência - Com a criminalidade crescente, o município de Campos é apontada como a 45ª cidade mais violenta do mundo no ranking de 2018 feito pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz. A estatística, feita anualmente por autoridades da segurança pública, indica as 50 cidades mais violentas do mundo, baseado nas taxas de homicídios a cada 100 mil habitantes. Foram analisadas apenas cidades com mais de 300 mil habitantes. Entre as 17 brasileiras listadas, Campos é a 14º mais violenta, tendo caído 26 posições em relação ao ano passado.
Megaoperação – No último dia 9 de agosto, cinco comunidades de Guarus (Parque Eldorado I e II, Parque Santa Rosa, Parque Santa Clara e Parque Prazeres), receberam uma megaoperação, batizada de Integração, a primeira ação da intervenção federal no interior do Estado do Rio. Solicitada pela 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), a ação contou com cerca de 800 homens do Exército Brasileiro e das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal de Campos e região, além de agentes da Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPR). Dois veículos blindados do Exército e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), modelo Urutu, atuaram nas ruas de Guarus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS