Expectativa para a Black Friday
Jane Ribeiro 03/11/2018 17:53 - Atualizado em 06/11/2018 17:15
A expressão é americanizada, Black Friday, que no Brasil quer dizer “Sexta-feira Negra”. Assim como nos Estados Unidos, aqui a data já virou tradição e é considerada um dos eventos mais importantes para o comércio, principalmente neste período de renovação de estoque. No EUA, ela acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a data para se ter em mente é a penúltima sexta do mês de novembro, ou seja, prevista para o dia 23 de novembro. Em Campos, as lojas, principalmente de eletroeletrônicos, estão otimistas para a data e esperam faturar em torno de 10% a mais que o ano passado.
Isaías Fernandes
Em 2017, a Black Friday apresentou crescimento de 16% em relação ao ano de 2016. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as lojas virtuais nacionais movimentaram R$ 2,48 bilhões. As categorias que mais receberam pedidos foram: eletrodomésticos, moda e acessórios, telefonia, perfumaria e cosméticos e casa e decoração.
Grande parte dos lojistas de Campos começa a se preparar para uma espécie de queima de estoque, ofertando tudo o que tem guardado por vários meses e que não foi vendido. Uma preparação para renovar o estoque, de olho no Natal, data importante também para o comércio. Essa é a opinião do diretor de Marketing da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Ralph Pereira. De acordo com ele, a Black Friday é uma festa na cidade, lojas lotadas e vendedores renovando o estoque. Uma prévia do que realmente será o Natal.
— A Black é exatamente isso. Uma oportunidade de liquidar aquele produto que o comerciante tem muito em estoque e também uma chance de melhorar o resultado do mês de novembro. Os lojistas estão entusiasmados com a data e esperamos que a vendas alcancem 10% a mais que o mesmo período do ano passado — informou.
Gerente de uma loja de eletrodomésticos, Marcelo Pereira informou que a ordem do patrão é colocar tudo com desconto, promoção e também facilidade no pagamento.
— Queremos, em apenas um dia, vender o que não vendemos no mês, pelo menos essa é a ordem do patrão. Já estamos preparando e revendo o estoque. Esperamos que o consumidor também se anime e aproveite as promoções. Vamos também dar desconto na compra à vista e facilitar o pagamento no cartão. O consumidor é quem vai dizer como ele vai poder pagar e nós estaremos aqui para facilitar a vida dele. Estamos otimistas. Não dá para deixar de comprar não — informou o gerente.
Consumidores precisam ter cautela
A Black Friday só acontece no final de novembro, mas as propagandas já não param de falar no dia de ofertas. Aproveitá-lo, contudo, depende em grande média da forma como planejar as compras. E para isso o consumidor deve ficar atento às ofertas.
A secretária Maria Alice Santos diz que espera com ansiedade a data para realizar as compras dos produtos em oferta. Além disso, ela fala que toda compra tem que ser feita com cautela, pesquisando tanto nas lojas quanto pela internet.
— Antes de sair de casa, eu dou uma vasculhada nos sites de compra e faço uma comparação de preços. Vejo primeiro o que quero comprar, o que realmente estou precisando, porque muitas vezes podemos encontrar o mesmo produto com vários preços. Uma boa opção é acompanhar a evolução dos preços dos produtos que desejamos, mas também há ferramentas da internet que permitem monitorar os preços de um item. Agora, todo cuidado é pouco, já que as vendas pela internet são duvidosas. Comprar sempre nos sites confiáveis — informou.
O que comprar na data promocional
Quais são seus sonhos de consumo para a Black Friday 2018? Entre as categorias mais populares do comércio estão: celulares, TVs, eletrodomésticos e eletroportáteis, notebooks e móveis. Compras que podem ser feitas nas lojas físicas ou pela internet.
Mas também tem as lojas de confecção, que também vão fazer parte da Sexta-feira Negra. Muitos lojistas estão preparando os produtos que estão encalhados, principalmente de outra estação, que vão fazer parte da liquidação.
— Vamos colocar todo o nosso estoque à disposição do consumidor e esperamos uma boa venda neste dia tão esperado por nós — informou o lojista Paulo César Carvalho.
Uma pesquisa da Fecomércio ressalta que os consumidores esperam conseguir na próxima Black Friday comprar produtos de qualidade com preços bastante inferiores. Todavia, menos da metade dos consumidores coloca isso como fator decisivo de compra. Cerca de 15% deles indicam que se preocupam mais com a confiança na marca do produto, enquanto outros 5% que o preço do frete vai contar muito para fechar ou não o carrinho de compras.
Além disso, mais da metade dos consumidores indica que planeja fazer as compras parceladas no cartão de crédito, enquanto apenas 14% indicou que pretende comprar à vista.
Dessa maneira, é importante ficar atento ao fato de que somente o preço baixo não conquistará o mercado, vai ser preciso investir nas redes sociais, conteúdo e condições de parcelamento para conseguir um resultado satisfatório durante o evento.
 
 

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