Segunda etapa da vacina contra aftosa
03/11/2018 17:57 - Atualizado em 06/11/2018 17:15
Supcom - Divulgação
A superintendência de Agricultura e Pecuária inicia nesta segunda-feira (5) a segunda etapa da campanha de vacinação gratuita contra a febre aftosa dos rebanhos bovinos dos pequenos criadores, aqueles que possuem até 70 animais. Desta vez, serão imunizados apenas os animais com até 24 meses de idade que também receberam a dose da primeira etapa da campanha, em maio, quando foram vacinados mais de 22 mil cabeças nas pequenas propriedades.
— Vamos começar os trabalhos pela área do distrito de Santa Maria, na região Norte do município, que é hoje a maior bacia leiteira de Campos. Depois vamos para a região do distrito de Dores de Macabu, a segunda bacia, e em seguida para a área do Imbé, na parte Serrana do município. Depois continuamos o trabalho nos quatro assentamentos Zumbi e concluímos com a área da Baixada Campista — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Uma reunião na quarta-feira (31) com as equipes de vacinadores, na sede da superintendência, definiu os detalhes para o início dos trabalhos. Como serão apenas os animais com até 24 meses, a expectativa é vacinar cerca de 10 mil cabeças. “Além das doses contra a aftosa, vamos estar prontos também para vacinar os animais contra a raiva e a manqueira (clostridiose), caso seja necessário. Nossos vacinadores vão conversar com os criadores e avaliar essa necessidade”, acrescenta Nildo Cardoso.
Os rebanhos dos médios e grandes criadores, com mais de 70 animais, são vacinados pelos próprios donos, com o devido acompanhamento da Defesa Agropecuária Estadual. Ao todo, o rebanho bovino e bubalino (búfalos) de Campos, considerando os animais com registro, soma cerca de 270 mil cadastrados na Defesa Agropecuária. Há mais de 20 anos o estado do Rio de Janeiro é considerado pelas autoridades sanitárias, “área livre de febre aftosa com vacinação”. Os últimos casos ocorreram em 1997, sendo um em Magé, na Região Metropolitana, e outro em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS