Novembro Azul movimenta região
- Atualizado em 03/11/2018 17:21
Novembro Azul
Novembro Azul / Divulgação
Mês dedicado à saúde do homem, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização que alerta para importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. Em Macaé, a secretaria de Saúde preparou algumas atividades alusivas ao tema, nas unidades de saúde. Já em Quissamã, as ações começaram no último dia 1º e segue até o dia 28 de novembro.
A programação em Macaé começa nesta segunda-feira (5), no Centro de Saúde Dr. Moacyr Santos, a partir das 9h, com esquete teatral com o Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) e ações de conscientização.
As atividades seguem na terça (6), às 8h, na Casa da Criança e do Adolescente e na sexta-feira (9), no Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), às 9h.
A campanha alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Em Macaé, a rede municipal de saúde conta com unidades básicas de saúde, centros de especialidades e unidades de Estratégia Saúde da Família que oferecem atendimento médico com agendamento prévio. Por mês, são realizados uma média de 1.110 exames de PSA pela coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria.
Em Quissamã, a abertura das atividades, no último dia 1º, aconteceu na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, com aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
O próximo encontro será no dia 6, na sala de reuniões do Quartel da Guarda Civil, a partir das 8h. A programação inclui palestra educativa com funcionários atuantes na Gurda Municipal e Defesa Civil; exposição de vídeos com orientações sobre a vasectomia, e cuidados em saúde. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS