Quatro chapas na eleição da OAB
03/11/2018 17:36 - Atualizado em 05/11/2018 18:46
Humberto Nobre
Humberto Nobre / Divulgação
Chegou ao fim a disputa eleitoral para os cargos de governador e presidente da República. Mas, entre os integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há pleito agendado para o dia 21 de novembro. Em Campos, quatro chapas disputam os cargos de diretoria e conselho da 12ª subseção para o triênio 2019-2021. Uma delas é encabeçada pelo atual presidente, Humberto Nobre. As chapas de oposição são lideradas pelos advogados Cristiano Miller, Luiz Rafael Grain e Maria Solidade de Miranda Alves. Além de Campos, a 12ª subseção também abrange os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Italva e Cardoso Moreira.
Presidente da OAB Campos desde 2016 e com 23 anos de experiência na profissão, o campista Humberto Nobre está na chapa “OAB Forte e Unida”. Confiante na reeleição, ele enxerga como necessária a continuidade do trabalho que tem feito.
— A gente conseguiu organizar as finanças. Herdamos uma dívida gigante para pagar, conseguimos colocar tudo no lugar. Ampliamos os serviços da OAB, reformamos quase todas as salas, com computadores novos. Estamos incansavelmente defendendo as prerrogativas. Ninguém consegue, evidentemente, agradar a todos. Mas, comparando a OAB que a gente pegou com a que gente entrega no final desta gestão, houve um salto qualitativo gigante. Fizemos mais de 90 palestras, inauguramos auditório, reformamos salas de advogados em vários locais. Acho que o saldo é muito positivo. Acredito que a gente possa, a partir desta base que a gente estabeleceu, ter avanços mais significativos. Não pelo continuísmo, mas pela continuidade daquilo tudo que foi implantado — afirmou Humberto.
Em sua chapa, Humberto tem como vice o advogado Silvio Pinheiro. A secretária geral é Adahir Cristina de Moraes; a secretária adjunta, Kissila Rangel Abreu; e o tesoureiro, Roberto Landes Junior. “Acredito que a gente vá ter um bom desempenho (na eleição). Temos muitos serviços prestados”, completou o candidato à reeleição.
Cristiano Miller
Cristiano Miller / Divulgação
Candidato defende prerrogativas
Cristiano Miller é o candidato da chapa “Pela Ordem”. Com quase 23 anos de advocacia e atuação em todas as comarcas que integram a 12ª subseção da OAB, ele considera que a classe se encontra atualmente numa condição de subserviência. O candidato a vice pela chapa é Christiano Fagundes. Caso o grupo vença, a secretária será Léa Cristina Paiva; a secretária adjunta, Kelly Viter Campos; e o tesoureiro, Paulo Leirson de Almeida.
— O que nos motivou foi o desejo de mudança da realidade da advocacia na 12ª subseção da OAB. A advocacia, de maneira geral, vive um momento extremamente delicado, com frequentes violações às suas prerrogativas. Esta situação, na nossa visão, só será superada diante de uma verdadeira união da classe. Esse é o nosso propósito. É uma chapa cujos membros estão totalmente comprometidos com a defesa da classe, bem como o resgate do respeito e da valorização da advocacia na 12ª subseção da OAB — afirmou Cristiano Miller, que é natural de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, mas mora em Campos há 19 anos.
Maria Solidade
Maria Solidade / Divulgação
Maria Solidade aponta suas defesas
A chapa “Desperte OAB” é a única liderada por uma mulher, Maria Solidade de Miranda Alves. Natural de Boquira, na Bahia, ela reside em Campos há 29 anos e advoga há 19. Algumas de suas bandeiras são: integração de toda a subseção, defesa das prerrogativas, valorização da mulher advogada e do idoso e projetos para desenvolvimento de habilidades dos advogados. “Eu jurei exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídica. Fiel ao meu juramento, sou intransigente com qualquer ato que arranhe o mesmo”, comentou.
Marcus Vinicius Beliene é candidato a vice pela chapa “Desperte OAB”, com Luiz Celso Gomes indicado a secretário geral, Marlene Garcia a secretária adjunta e Judith Esther Farias a tesoureira.
Rafael Grain
Rafael Grain / Divulgação
Rafael Grain demonstra experiência
A chapa “OAB Para Todos” tem como candidato à presidência o campista Luiz Rafael Grain, advogado há 19 anos. “O grande diferencial da minha chapa é a experiência dos integrantes na defesa das prerrogativas. O meu candidato a vice, o Dr. Cristiano Sampaio, tem um longo histórico de atuação na defesa das prerrogativas. Somos um grupo formado por advogados militantes, conhecemos as dificuldades que a classe vem enfrentando e temos propostas para atender aos anseios da categoria. Tenho uma experiência de várias gestões o que me diferencia dos demais candidatos -- falou.
Além de Luiz Rafael Grain e do vice Cristiano Sampaio, a chapa “OAB Para Todos” também conta com Ingrid Lontra Costa como candidata a secretária, Gil Balbi a secretário adjunto e Ivan Granato a tesoureiro.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS