Campanha de doação de sangue para jovem
Victor de Azevedo 02/10/2018 22:25 - Atualizado em 03/10/2018 13:42
A adolescente Ana Clara Lírio de Aguiar, 14 anos, está internada há quase dois meses no Hospital Beneficência Portuguesa, em Campos, com quadro de leucemia mieloide aguda LMC e necessita de doação de sangue de qualquer tipo. A jovem, que está no Centro de Terapia Intensiva (CTI), também precisa de fraldas tamanho M (adulto) e lenços umedecidos. As doações sanguíneas devem ser feitas no Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado em nome da adolescente. Já as fraldas e os lenços podem ser entregues na Beneficência Portuguesa, também com a identificação da Ana Clara.
— Precisamos de doação de fraldas e lenços, mas o principal mesmo é o sangue, já que ela está com as plaquetas muito baixas e o banco de sangue do Hospital Ferreira Machado está sem estoque —, ressaltou a mãe da jovem, Andresa Cratz.
Ana Clara foi diagnosticada com a doença no dia 2 de agosto. Desde então, a jovem, que é moradora de Córrego do Ouro, em Macaé, iniciou a busca pelo tratamento. “Ela chegou a ficar internada no Hospital Público de Macaé do dia 31 de julho a 6 de agosto. Lá nos deram três opções para iniciar o tratamento: no Rio de Janeiro, Niterói ou Campos. Escolhemos Campos por ser mais próximo. Ela foi encaminhada para a Beneficência e iniciou o tratamento com quimioterapia e antibióticos”, disse Andresa.
Doações - O Hemocentro funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS