Preço do barril vai favorecer royalties
02/10/2018 23:56 - Atualizado em 05/10/2018 13:50
O barril de petróleo chegou a US $ 85,19 esta semana, a maior alta desde 2014. A mais recente alta vem com a crescente preocupação nos mercados sobre a eventual imposição de sanções econômicas ao Irã por parte dos Estados Unidos. O preço de US $ 85,19 confirma uma tendência de alta que pode continuar, segundo diferentes análises. O valor do petróleo Brent é uma variável importante no cálculo das participações governamentais, assim como a produção de petróleo e gás natural e o câmbio. Vários grandes compradores na Índia e na China sinalizaram que vão cortar as compras de petróleo iraniano. A chinesa Sinopec informou que reduziu pela metade o carregamento de petróleo iraniano em setembro.
O aumento reflete diretamente sobre o preço de referência do petróleo e do gás natural utilizado no cálculo dos royalties e das participações especiais pagos à União, estados e municípios produtores e limítrofes.
Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto, devido à precificação do mercado de petróleo ser com os preços futuros, a cotação atual do Brent só irá refletir com um possível aumento, a depender também da produção, nos royalties pagos aos municípios a partir do mês de dezembro deste ano.
— Como o valor do Brent é flutuante e a produção dos campos de petróleo da Bacia de Campos tende a reduzir a sua produção devido a grande maioria ser de campos maduros, o aumento na arrecadação de royalties e participações especiais pelos municípios da Bacia de Campos não pode ser visto com um grande grau de certeza. O mesmo não pode ser dito dos municípios que recebem participações governamentais provenientes da produção de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, que têm observado um aumento ascendente da produção destes campos — concluiu. (J.R)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS