Professores de Letras têm encontro nacional
Jhonattan Reis 29/09/2018 12:36 - Atualizado em 02/10/2018 14:01
O Encontro Nacional dos Professores de Letras e Artes (Enletrarte) chega à sua sétima edição, que acontece entre terça (2) e quinta-feira (4), em Campos. O evento, promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro e realizado na sede da mesma instituição, é destinado a professores, técnicos e alunos de todo o país. O VII Enletrarte terá como tema “Do papel ao palco — atos de resistência”, tendo o objetivo de discutir as muitas formas com as quais os professores de Letras e Artes podem se valer de suas atuações para encenar seus atos de resistência. A programação, que conta com várias atrações — dentre elas palestras, mini cursos, apresentações e mesas-redondas —, pode ser conferida no link http://enletrarte2018.centro.iff.edu.br/programacao.
De acordo com uma das organizadoras do VII Enletrarte, a professora Edma Balbi, o evento, que acontecerá entre 8h30 e 21h, contará com pesquisadores e profissionais de Campos e de cidades de vários estados.
— Temos convidados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Espírito Santo e outros lugares. É um encontro nacional e receberemos grandes pesquisadores — disse ela, lembrando que as inscrições foram encerradas no último domingo (23), mas que “serão disponibilizadas vagas para ouvintes no dia e local do evento”. Os alunos de todos os cursos de graduação e de pós-graduação do IFFluminense têm direito à gratuidade.
O VII Enletrarte é organizado pela Coordenação de Linguagens e Códigos (Colinco) e pelas coordenações de Letras, Teatro e Centro de línguas.
— As coordenações dialogam bastante entre si, o que fez com que o evento fosse ainda mais bem preparado. O primeiro Encontro Nacional surgiu de um grupo de professores de Português e Artes há bastante tempo, mas hoje em dia conta com profissionais de outras áreas na organização. E, em comum, temos o fato de que todas essas partes do saber trabalham com linguagem. Escolhemos, inclusive, convidados para atender a todas as áreas — disse ela, coordenadora da Colinco.
Entre as atividades do primeiro dia está o minicurso “Retratos do Brasil na Prosa Contemporânea”, com a professora Analice de Oliveira Martins. Na quarta-feira (3), a mesa-redonda “Brecht: na Literatura e no Teatro” é uma das atrações, contando com a presença dos professores Johnnes Kretschmer e Monica Mesquita, e mediação de Raquel Fernandes. Já entre as atrações do último dia está a conferência de encerramento sob o título “A Encruzilhada: Quando a História e a Literatura se Encontram”, com a escritora e jornalista Eliana Alves Cruz.
Edma Balbi explicou, também, que o grande objetivo do evento é “promover o conhecimento e seu compartilhamento entre os professores das áreas”.
Ela ainda relatou que as últimas edições do Enletrarte tiveram sucesso.
— Os encontros são sempre muito bons, porque são feitos para promover a troca de conhecimento, o compartilhamento de informações. Isso é muito importante, pois faz com que a gente possa crescer e promover o crescimento. E isso porque, na verdade, o saber é para ser compartilhado.
As expectativas para a sétima edição são ótimas, conta a professora.
— A gente acha que atingiu a meta que tínhamos em questão de organização e tivemos muitas inscrições. Esperamos uma boa participação de todos para termos uma boa troca de conhecimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS