America bate Americano e é campeão da Série B do Estadual
29/09/2018 13:12 - Atualizado em 01/10/2018 19:01
Emerson Pereira - Super Gol
Mais de seis anos após ter sido rebaixado pelo Flamengo no Engenhão, em abril de 2012, o Americano voltou ao estádio com oportunidade de comemorar. Na tarde deste sábado (29), já garantido na Série A do Campeonato Estadual em 2019, o Alvinegro de Campos disputou a final da B1 como favorito, por ter feito a melhor campanha nos dois turnos. Porém, foi surpreendido pelo America, que venceu por 1 a 0, com gol de Quaresma, e conquistou o troféu da Segundona.
Debaixo do sol quente do horário atípico para um jogo de futebol, 13h10, o primeiro tempo começou muito brigado, mas com poucas chances claras de gol. As primeiras foram do Americano, criadas por Cláudio Maradona. Aos sete minutos, o atacante recebeu lançamento longo na esquerda, ganhou da marcação na entrada da área e chutou cruzado, rente à trave. Já aos 18, arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Rafael a mandar para escanteio.
Depois da rápida pausa para os jogadores se refrescarem, o America conseguiu equilibrar as ações. Quase abriu o placar aos 29 minutos, quando Luis Henrique fez grande defesa em cabeçada de Daniel. O próprio atacante ficou com o rebote, mas acertou a trave. Respondendo imediatamente pelo time alvinegro, Maikon Aquino puxou contra-ataque e serviu Cláudio Maradona, que teve o chute parcialmente defendido. Na sobra, Aquino ainda conseguiu fazer o cruzamento, mas a bola foi nas mãos do goleiro. O America assustou outra vez no lance seguinte, só que o chute de Quaresma saiu fraco e não levou muito perigo.
Na segunda etapa, bastou um descuido da defesa alvinegra para o time carioca largar na frente. Aos oito minutos, Felipe Pará ganhou de dois marcadores e rolou para o lado. Quaresma teve liberdade para ajeitar o corpo antes de chutar de canhota, de perto da área, sem chance de reação para Luis Henrique, que só olhou a bola estufar a rede. O placar quase foi ampliado dois minutos mais tarde, em nova chegada americana pela esquerda. Já dentro da área, Daniel mandou pelo lado de fora da rede. Alguns torcedores rubros chegaram a comemorar o que seria o segundo gol.
Com Maradona mais marcado que antes e Maikon Aquino tendo uma atuação abaixo da média, o Glorioso teve dificuldade para reagir. Nem mesmo as entradas de Marcus Vinicius, Luan e Valdir mudaram a situação. Por volta dos 30 minutos, o America já usava de suas artimanhas para ganhar tempo, trabalhando bem a bola e demorando em algumas reposições. Ainda conseguiu uma chance de matar o jogo, aos 42 minutos. Daniel escapou pela esquerda e deixou Araruama com o gol praticamente aberto, mas a bola foi isolada. Mesmo assim, a festa foi vermelha.
AMERICANO 0 X 1 AMERICA — FINAL DA SÉRIE B1 DO CAMPEONATO ESTADUAL:
Data e horário: 29 de setembro de 2018 (sábado), às 13h10 (de Brasília)
Estádio: Olímpico Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro/RJ
Arbitragem: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho; Wallace Muller Barros Santos e Rafael Gomes Rosa.
Escalações:
AMERICANO — Luis Henrique; Sanderson (Valdir), Gabriel, Espinho e Rafinha; Abuda, Vandinho, Paulo Vitor (Marcus Vinicius) e Gustavo Tonoli (Luan); Maikon Aquino e Cláudio Maradona. Técnico: Josué Teixeira.
AMERICA — Rafael; Wesley, Bruno Santos, Vladimir, Lucão e Quaresma (Marlon); Anderson Kunzel, Araruama, Flávio Pará e Felipe Pará (William Chrispim); Daniel. Técnico: Luisinho Lemos.
Gols:
Quaresma, aos 8'/2ºT (AME).
Cartões amarelos:
Paulo Vitor e Luis Henrique (ANO); Quaresma (AME).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS