Acordo garante turismo sustentável no Pantanal
01/10/2018 18:45 - Atualizado em 04/10/2018 14:01
O turismo do Brasil ganha novo impulso com a assinatura da Carta pelo Turismo Sustentável Sem Fronteiras no Pantanal. O documento foi assinado, semana passada, em São Paulo, pela presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, o cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, e o cônsul geral do Paraguai, o ministro Enrique Insfrán, representantes dos três países que abrangem o bioma, além dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O termo pretende desenvolver o setor de forma integrada na região e de forma sustentável e foi firmado no estande Arena Fit Pantanal, durante a ABAV Expo 2018.
Segundo a presidente Teté Bezerra, a iniciativa demonstra a preocupação de desenvolver a atividade, aproveitar o potencial da região para o Ecoturismo e movimentar a economia. De acordo com ela, a carta, além de sinalizar o compromisso com a sustentabilidade, é mais uma ação do Instituto que visa a integração do turismo no continente. O cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, considera importante a integração e a articulação entre os países e estados que abrangem o Pantanal.
Painel
Antes da assinatura da carta, no segundo dia de atividades da ABAV Expo, a presidente da Embratur participou do painel “Pantanal Sem fronteiras”, que discutiu com especialistas os desafios para desenvolver o potencial turístico dos estados e questões urgentes para promover a preservação natural.
Participaram do debate, o diretor da Embrapa Pantanal e do centro de pesquisa do Pantanal, Jorge Lara; o conselheiro da reserva da biosfera do Pantanal, Nei Gonçalves, e Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal.
O secretário de turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, agradeceu a parceria da Embratur para realização do painel, durante a feira, que culminou na assinatura da carta de intenção.
Visita Técnica
Os compradores internacionais convidados pela Embratur para a ABAV Expo 2018 puderam conhecer, na sexta-feira 28), em São Paulo, os produtos turísticos do segmento de Ecoturismo de Mato Grosso, com destaque para o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e o destino de Nobres.
A visita técnica ao estande do estado contou com a presença da presidente da Embratur e faz parte da programação do programa hosted buyers da Embratur, em parceria com a ABAV, que trouxe 30 compradores internacionais de mercados estratégicos como Rússia, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos e outros.
Além do potencial do estado para o Ecoturismo, a presidente Teté Bezerra destacou o avanço da conectividade aérea com voos diários partindo, especialmente, de São Paulo e do Rio de Janeiro, para a capital do estado, Cuiabá. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS