Após declaração de Trump, embaixador diz que Brasil está aberto ao diálogo
02/10/2018 16:45 - Atualizado em 03/10/2018 14:24
Embaixador Ronaldo Costa Filho
Embaixador Ronaldo Costa Filho / Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil
Após declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as críticas entre as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos, o subsecretário -geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Ronaldo Costa, disse que o Brasil está aberto ao diálogo e à busca de soluções para a redução de entraves aos fluxos comerciais com o EUA.
“Empresas norte-americanas tiveram e continuam a ter participação destacada no processo de desenvolvimento nacional, dentro do contexto mais amplo do construtivo relacionamento econômico entre os dois países”, disse. “O comércio bilateral, que se pauta pelos compromissos assumidos por Brasil e Estados Unidos na OMC (Organização Mundial do Comércio), tem-se caracterizado, nos últimos anos, por sucessivos superávits norte-americanos”, acrescentou, por meio de nota.
Nessa segunda-feira (1º), Trump criticou as relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos. Em entrevista coletiva sobre o novo acordo comercial entre o país, o Canadá e o México (o novo Nafta), firmado neste domingo (30), Trump afirmou que o comércio Brasil-EUA é injusto e que o Brasil trata "injustamente" companhias norte-americanas.
Ao tratar do tema tarifas, o presidente americano citou o Brasil como exemplo de negociação difícil e injusta: "O Brasil é outro caso. É uma beleza. Eles cobram de nós o que querem e, se você perguntar a algumas empresas, elas irão dizer que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro", disse. "E nós nunca chamamos o Brasil para dizer: 'olha, vocês estão tratando nossas empresas injustamente, tratando nosso país injustamente'".
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS