Feriadão violento em semana de sangue na campanha presidencial e definições no RJ
09/09/2018 12:54 - Atualizado em 09/09/2018 12:56
Violência sem fim
Campos, infelizmente, continuará a figurar entre as cidades mais violentas do mundo. E o que aconteceu neste feriadão justifica isso. A capa de sábado da Folha da Manhã destacou o 160º homicídio do ano na cidade. Poucas horas depois do fechamento da edição, nada menos que quatro homicídios foram registrados no município. Foram cinco mortes em dois dias. A média de mais de um morto por dia neste mês na principal cidade da região. É preciso que as forças de segurança tomem uma atitude. A única ação efetiva no município por parte da intervenção federal na segurança do Rio parece ter sido apenas para inglês ver.
Sem sinal da intervenção
Depois de quase seis meses, a intervenção federal na segurança do Rio chegou a Campos, efetivamente, com uma operação realizada no dia 9 de agosto em Guarus, área de conflito do município. A delegacia que atende ao subdistrito está entre as que registram mais homicídios no estado, e isso parece passar despercebido às autoridades. Com direito a 800 homens da PM, Bombeiros, PRF, PF e Exército, além de três carros blindados (um caveirão do Bope, tipo Urutu, e dois tanques modelo Guarani), a ação não teve grande resultado efetivo. E, pelo visto, não deixou nenhum recado à criminalidade, que continua atuando fortemente no município.
No cenário nacional
Além dos casos recorrentes de violência registrados no próprio município, Campos ainda foi parar no noticiário nacional devido a um táxi que saiu de São Paulo para a planície entre segunda e terça, mas o motorista foi encontrado morto em Rio Bonito e o veículo abandonado em Ibitioca. Neste caso, a integração policial de três estados foi eficaz para já ter identificado e prendido os suspeitos do crime.
Tem jeito?
E por falar em violência, ficará para a história o atentado ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante ato de campanha em Juiz de Fora na última quinta. Ele levou uma facada, passou por cirurgia e se recupera no Albert Einstein, em São Paulo. Com um discurso forte e muitas vezes classificado como odioso, Bolsonaro pediu para baixar o tom da campanha. Mas não demorou muito para aparecer nas redes sociais, hospitalizado, e fazendo sinal de arma. Pedir uma coisa e se comportar de outra forma será que resolve?
Semana tensa
A semana passada também não foi das melhores para o ex-governador Anthony Garotinho (PRP). Condenado à prisão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) por formação de quadrilha, o político da Lapa teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devido à outra condenação, por desvios na saúde enquanto secretário da esposa Rosinha (Patri) quando ela foi governadora. A campanha continua, sub judice, mas a última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, mostrou que ele perdeu força. É uma corrida contra o tempo, tanto na política, como na Justiça.
Gestão
Gestores da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de diversos países estarão reunidos durante a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será organizada e sediada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), de 10 a 14 de setembro de 2018, em Búzios. A abertura do evento contará com a presença do ministro substituto da Educação, Henrique Sartori de Almeida Prado, e o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, representando o governador Luiz Fernando Pezão (MDB).
Lazer e economia
O primeiro final de semana do 6º Festival de Petiscos de Farol de São Thomé tem movimentado a praia campista. Além de ser uma opção de lazer para famílias, o evento também tem mostrado ser uma boa oportunidade para movimentar a economia local. O festival foi iniciado nesta quinta e segue neste domingo, voltando no próximo final de semana, com petiscos a R$ 15 cada e apresentações musicais gratuitas na estrutura montada na orla, próximo à Marinha.
*Com o jornalista Mário Sérgio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]