Idosos têm atenção especial em Campos
08/09/2018 18:15 - Atualizado em 10/09/2018 13:28
Cerca de 200 idosos já passaram pelo teste de Nahas aplicado pela superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo de Campos desde março. Este protocolo é um método avaliativo, no qual envolve a saúde do idoso conforme o seu perfil nutricional, realizado através de uma análise com cinco componentes: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e controle de stress. A rede de proteção social conta com mais de 35 mil idosos atendidos.
Segundo a coordenadora de inovação e Pesquisas de envelhecimento da superintendência, Dayana Batista, após a análise é feito um levantamento dos dados coletados e, a partir disso, obtidos os resultados. A utilização do teste de Nahas, nas Casas de Convivência no município — Conselheiro Josino, Dores, Tamandaré e Travessão —, além do Centro Dia do Idoso e Colônia de Férias da Terceira Idade, rendeu a Campos um capítulo no livro “Envelhecimento Humano em processo” a ser publicado pela Editora Brasil Multicultural. O trabalho “Qualidade de Vida de Idosos: Um estudo de Caso na Casa de Convivência do Tamandaré em Campos dos Goytacazes” foi um dos 16 selecionados de 70 inscritos no edital do Instituto Brasil Multicultural de Educação e Pesquisa (Ibramep). E mais um novo teste está sendo aplicado pela rede de proteção social do município. “Estamos agora realizando com os idosos, a aplicação de um teste orientado pela ONU, chamado Vancouver. Diferente do Nahas, esse protocolo de caráter avaliativo envolve a vivência dos cotidianos dos idosos, com sua família e a sociedade. Afirmo que essas avaliações são importantes, para que os idosos se enquadrem com eficiência nos programas de atividades físicas oferecidos nas Casas de Convivências”, informou.
A aposentada Nilda de Souza, 75 anos, assistida pela Casa de Convivência do Parque Tamandaré há dois anos, informou que depois que começou a fazer atividade física pela Casa, os problemas de saúde cessaram. “Hoje sou outra pessoa, sou ativa e tenho saúde. Tinha muitos problemas, como: hipertensão, problemas nos ossos, entre outros e, com isso, eu achava que não podia fazer nada. Até que o médico que eu faço acompanhamento aqui na Casa do Tamandaré falou que eu precisava de atividades físicas e que iriam me ajudar. Depois dessa liberação não quero outra vida, estou praticamente todos os dias da semana fazendo atividades aqui. Fiz novos exames e tive o resultado que está tudo bem”, comentou.
Heloísa Landim fala sobre política pública
A superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, destaca que a política pública implantada pelo prefeito Rafael Diniz é baseada nas boas práticas e alicerçada pela ciência. Desde o início da gestão, a superintendência tem gerado indicadores de públicos, no qual apontam quais são as intervenções necessárias e que são apropriadas para os idosos, assim, proporcionando mais qualidade de vida para a terceira idade.
— Um bom exemplo disso é o protocolo de Nahas que gerou um capítulo do livro ‘Envelhecimento Humano em processo’ a ser publicado pela Editora Brasil Multicultural, demonstram as valências, as qualidades em que os idosos estão apontando. Esse teste tem como base no protocolo científico validado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que pode a partir das avaliações fazer intervenções, como: palestras, ciclo de educação continuada e visitas de profissionais especializados que temos através da parceria com o Isecensa, com o incentivo à prática desportivas, dentre outras”, destacou Landim.
Terceira idade tem programação aberta
Na segunda-feira passada, a superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo abriu a programação do Mês do Idoso que conta com várias atividades, entre palestras, caminhadas, campanhas educativas, serviços de saúde. Cada casa conta com suas atividades.
Na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, o Centro Dia de Guarus vai promover uma caminhada com os idosos e familiares no bairro Jardim Carioca. A atividade será em alusão ao Mês do Idoso e à campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio. Na casa do Tamandaré, haverá dia de beleza, a partir das 8h30 e apresentação de conjunto de cordas dedilhadas do IFF-Guarus, às 16h30; em Conselheiro Josino tem caminhada pelas ruas da comunidade, a partir das 8h.
No dia 28 de setembro, todos os idosos estarão das 14h às 18h, no Tênis Clube de Campos, para o baile com o cantor Jota Leonni que se apresentará gratuitamente.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS