Prefeitura irá reativar novo resfriador de leite
07/09/2018 15:11 - Atualizado em 11/09/2018 14:47
Mais um resfriador de leite da Prefeitura será reativado nos próximos dias, após o reinaugurado pelo prefeito Rafael Diniz na Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (APrusmac). O terceiro de seis encontrados abandonados pela administração anterior, de um total de sete existentes, será instalado no Assentamento Josué de Castro, na localidade de Sesmaria, no distrito de Morro do Coco, onde a base já foi preparada. Ele vai beneficiar pequenos produtores de uma extensa região, incluindo localidades fora da área dos antigos “sem-terra”.
— Esse resfriador de 2 mil litros estava na localidade de Mata da Cruz, no distrito de Santa Maria, sem atender à sua proposta original, que é a de servir a uma quantidade maior possível de pequenos produtores. Com a sua reativação, restarão três a serem realocados, ativados ou reativados. Dos sete de propriedade da Prefeitura, encontramos apenas um funcionando, ainda que precariamente. Os outros, ou estavam abandonados ou com desvio de função, não atendendo ao seu objetivo — observa o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Além do resfriador levado para a Aprusmac, que estava sem função em Sentinela do Imbé, e do que será instalado em Sesmaria, um já foi deslocado de Pitangueiras, na Baixada Campista, para o assentamento rural de Cambaíba, na mesma região. Outros três estão parados: um em uma propriedade de Caxeta, outro na área de uma queijeira em Santa Maria e um terceiro em Conceição de Imbé, sem funcionar devido à instabilidade na energia elétrica na localidade. “Estamos tentando uma solução com a concessionária Enel”, esclarece Nildo. O único encontrado funcionando precariamente está em Conselheiro Josino.
— Estamos avaliando se vale a pena manter esse resfriador na localidade ou remover para outro. Esperamos ter, em pouco tempo, todos os sete funcionando plenamente e cumprindo o seu papel, que é o de ajudar o pequeno produtor de leite a escoar sua produção, sem o risco de estragar o produto devido à falta do resfriador até a chegada do caminhão para fazer o recolhimento. O leite é um produto bem consumido — explica Nildo, adiantando que após Sesmaria, os dois próximos locais a receber resfriadores serão o assentamento de Rio Preto e um dos que formam o conjunto Zumbi dos Palmares.
No pico do período da safra, Campos produz cerca de 100 mil litros de leite por dia, escoando principalmente para indústrias da Região Serrana do Rio e de Minas Gerais. A proposta da Superintendência de Agricultura e Pecuária é atrair empresas do setor para fazer o beneficiamento no próprio município, agregando valor ao produto, gerando emprego e renda. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS