Obras adiantadas no Thiers Cardoso
Verônica Nascimento 11/09/2018 14:24 - Atualizado em 12/09/2018 13:07
Obras no Thiers Cardoso
Obras no Thiers Cardoso / Antônio Leudo
Concluídos os trabalhos de descupinização e o novo telhado de mil metros quadrados, as obras do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso seguem dentro do cronograma, com previsão de entrega no final de novembro deste ano, conforme informação da Empresa de Obras Públicas (Emop). O governo do Estado havia informado, inicialmente, que a escola seria entregue em setembro, mas houve atraso para começar a executar a obra, em função do período de certificação da descupinização, e as aulas só deverão ser retomadas na unidade no próximo ano letivo.
Nesta terça-feira (11), o engenheiro da Emop, José Jorge Fernandes Batista, contou que a obra está na fase de acabamento, a parte mais demorada dos serviços, mas o segundo pavimento e a parte externa do colégio estão adiantados.
— As antigas janelas de madeira já foram substituídas por outras de esquadrias de alumínio, próprias para a climatização das salas, assim como os quadros de giz, que foram trocados por lousas brancas, escritas com caneta pincel. Toda a instalação elétrica foi terminada e as portas instaladas e pintadas, inclusive com proteção vinílica na parte inferior, para preservar a pintura — detalhou o engenheiro, acrescentando que também está pronto o espaço para a plataforma do elevador para pessoas com necessidades especiais em função da dificuldade de locomoção, como cadeirantes.
  • Obras no Thiers Cardoso

    Obras no Thiers Cardoso

  • Obras no Thiers Cardoso

    Obras no Thiers Cardoso

  • Obras no Thiers Cardoso

    Obras no Thiers Cardoso

  • Obras no Thiers Cardoso

    Obras no Thiers Cardoso

Na parte externa, as paredes ganham novas texturas e cores e, como nas demais dependências do colégio, as estruturas de madeiras receberam tratamento com verniz e outros produtos para evitar cupins. No térreo ainda acontecem os serviços de revestimento da cozinha, despensa e refeitório. “Essa fase de acabamento é a mais demorada, por ser mais delicada, mas os trabalhos estão dentro do cronograma da obra, no ritmo previsto”, concluiu José Jorge.
A obra no Thiers Cardoso foi orçada em R$ 1.271.289,72. O começo da obra, divulgado pela secretaria estadual de Educação para maio, acabou sendo adiado para 17 de junho, porque foi necessário aguardar um prazo para a certificação da dedetização da unidade escolar. O colégio, que teve o telhado, janelas e portas comprometidas por ataque de cupins, teve de ser interditado em março passado. Conforme o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), dos 1.080 alunos, 426 foram transferidos para o Ciep Doutor Nilo Peçanha, na Lapa, até o término da obra, e mais de 600 estão matriculados em outras unidades do município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS