Asflucan discute trabalho rural
Jane Ribeiro 11/09/2018 20:00 - Atualizado em 14/09/2018 15:04
Produtores rurais de vários municípios tiveram nesta terça-feira a oportunidade de obter esclarecimento sobre a “Boa Prática na Relação de Trabalho no Meio Rural”. A proposta veio da Associação Norte Fluminense dos Produtores de Cana (Asfucan), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), do Sindicato da Indústria Sucroenergetica Do Estado Do Rio De Janeiro (Siserj), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sindicato Rural de campos (SRC). O evento foi criado para orientar os produtores de como proceder diante da legislação trabalhista e com os trabalhadores rurais.
Segundo o presidente do Siserj, Frederico Paes, o objetivo do evento, que foi de trazer a conscientização dos produtores rurais em seguir corretamente com as atividades de acordo com o Ministério do Trabalho, foi alcançado.
— Esse foi o primeiro evento e a proposta foi trazer a conscientização. A presença das autoridades trabalhistas trazendo orientações e novidades da lei de terceirização aprovada há pouco tempo, foi muito positiva. Fica a nossa orientação e alerta porque as fiscalizações acontecem e devemos ter cuidado — disse ele.
Para o presidente da Asflucam, Tito Inojosa, a proposta é valida e esclareceu as dúvidas de todas as entidades e, principalmente, dos produtores.
— Os produtores tomaram conhecimento de toda a legislação do trabalhador rural. De uma forma geral, nenhum produtor quer ficar irregular, mas o encontro foi positivo porque tiramos dúvidas de todas as formas — informou o presidente da Asflucam.
Coordenadora do Grupo Móvel do MPT, Rosane Aparecida Rodrigues disse que as fiscalizações estão ocorrendo no interior com poucas ocorrências.
—Nós recebemos o convite para dizer como o ministério vem atuando e falar sobre saúde e segurança no meio rural, as condições de trabalho, e sobre a legislação. Acho que conseguimos esclarecer as dúvidas. “Temos uma equipe atuando aqui e estamos vendo que tem uma melhora muito grande nas condições de trabalho no interior do estado”, informou a coordenadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS